São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


O charme está na incompletude

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Há algo de tremendamente comovente no artesanato de "As Bicicletas de Belleville" (Telecine Cult, 23h55). Um filme de animação como esse merece ser chamado "desenho animado", categoria hoje em extinção, substituída quase sempre pela animação computadorizada.
Sylvain Chomet narra a história do menino ciclista cujo sonho é ganhar o Tour de France, mas que é seqüestrado por gângsteres e forçado a pedalar para eles.
História que não deixa de ser uma metáfora da vida dos independentes do cinema (especialmente quando não americanos): pedalam para que outros usufruam de seu esforço.
Há beleza nos traços despojados de Chomet, que lembram um desenho improvisado, incompleto e fazem dessa incompletude seu charme.

TV ABERTA

Amor a Galope
Record, 14h.
(Coyote Summer). EUA, 1996, 93 min. Direção: Matias Alvarez. Com Vinessa Shaw, Adam Beach, Bruce Weitz, Ed Lauter. Garota de Nova York é obrigada a passar férias num rancho em Utah. Lá, maltrata um cavalo e acaba sendo salva por um rancheiro. Começa aí sua lição de vida. Aiôôôôôô Silver!

Suki na Savana
Globo, 15h45.
(Pride). Inglaterra/EUA, 2004, 90 min. Direção: John Downer. Trabalho documental, centrado nas possibilidades de comunicação entre os animais, com ênfase, em dado momento, para o drama da leoa Suki, que, tendo se perdido dos pais, precisa prematuramente lutar pela sobrevivência. Suki apronta mesmo é quando se apaixona por um leão de outro grupo. O que não falta é projeção de sentimentos humanos na vida animal, para resumir. Inédito.

Billy Elliott
Globo, 22h.
(Billy Elliott). Inglaterra, 2000, 111 min. Direção: Stephen Daldry. Com Julie Walters, Jamie Bell, Gary Lewis. Billy Elliott é o saltitante filho de operários britânicos que, em vez de gostar de futebol ou boxe, opta pelo balé. Todo mundo se escandaliza muito com aquilo no lugar, mas Billy é forte e luta para entrar numa escola de bailado. Em suma, a tese do filme é que operário é burro e preconceituoso, mas pode ser dobrado pelo critério da autoridade, no caso a arte. Inédito.

Intercine
Globo, 2h.
Dois filmes inéditos disputam o direito de passar nesta quarta-feira: "O Treinador" (2002, de Robert Mandel, com Brian Dennehy, James Lafferty, Michael James Johnson, Al Thompson, James Kirk, Yorick Parke) e "Robert Fitzgerald Kennedy" (2002, de Robert Dornhelm, com Brian Dennehy, James Lafferty, Michael James Johnson, Al Thompson, James Kirk, Yorick Parke).

Tombstone - A Justiça Está Chegando
SBT, 2h50.
(Tombstone). EUA, 1993, 130 min. Direção: George Pan Cosmatos. Com Kurt Russell, Val Kilmer, Michael Biehn, Powers Boothe. O enfrentamento entre Wyatt Earp (Russell) e Doc Holliday (Kilmer) contra os Clanton, que deu no célebre duelo de O.K. Corral. Episódio clássico do faroeste, que Pan Cosmatos não vê com olhos desmitificadores, nem mistificadores. Enfim, sem nenhum ponto de vista. Dá pra ver.

A Maldição da Aranha
Globo, 3h40.
(Earth vs. The Spider). EUA, 2001, 90 min. Direção: Scot Ziehl. Com Devon gummersall, Theresa Russell, Dan Aykroyd. "Remake" para TV de ficção científica "B" dos anos 50. Um segurança de laboratório toma vacina tirada da aranha e se transforma em um ser monstruoso, ao contrário do que havia planejado. Comédia para TV da série "sem essa, aranha". (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Pelé devia trabalhar em bingo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.