São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Cultura faz painel de Nelson Cavaquinho

DA REPORTAGEM LOCAL

A voz rouca e o toque rústico deram a personalidade do samba de Nelson Cavaquinho -sofisticado, embora feito por intuição. As contradições estão no "Mosaicos" que a TV Cultura dedica ao compositor.
"Mosaicos" é um nome honesto para o programa, composto em parte por cenas já familiares, incluídas aí edições do "Ensaio" em que Cartola e Cyro Monteiro fazem remissão a Cavaquinho. Do arquivo da emissora saem também imagens mais raras: o sambista (1911-1986) no Festival de Verão do Guarujá de 1980, por exemplo.
Em ocasiões diversas na década de 70, Cavaquinho interpreta criações suas com Guilherme de Brito, com quem formava uma "fábrica de samba".
Dessa safra saem duas de suas composições mais famosas, "Folhas Secas" e a drástica "A Flor e o Espinho", assinada também por Alcides Caminha.
Completam o painel Giana Viscardi e outras cantoras interpretando, com o grupo Ó do Borogodó, sambas do compositor, e um bate-papo com os músicos Nelson Sargento, Carlinhos Vergueiro e Eduardo Gudin, num bar em São Paulo.
De resto, há histórias sempre saborosas, como a de que Nelson, antes de ser Cavaquinho, chegou à Mangueira a cavalo -ele era da cavalaria da PM no Rio, e foi patrulhando o morro que conheceu Cartola e Carlos Cachaça. (RAQUEL COZER)

MOSAICOS - A ARTE DE NELSON CAVAQUINHO
Quando:
hoje, às 21h
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: DJ Mehdi, do selo francês Ed Banger, toca no Vegas
Próximo Texto: Crítica: Luz e direção de arte desequilibram "Grande Família"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.