São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO FOLHA

Brasileiros são destaque no próximo volume

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Chegou a vez do repertório brasileiro na Coleção Folha de Música Clássica. O volume do próximo domingo que vem traz a Royal Philharmonic Orchestra tocando obras de dois de nossos maiores criadores de todos os tempos: Carlos Gomes e Villa-Lobos.
Nascido em Campinas, Antônio Carlos Gomes (1836-1896) foi o primeiro compositor brasileiro a obter destaque internacional. Sua especialidade foram as óperas, a maioria com libreto em italiano.
A obra que fez a carreira de Carlos Gomes decolar foi "Il Guarany", baseada no romance de José de Alencar. Conhecidíssima por sua utilização no programa radiofônico "A Voz do Brasil", a abertura do "Guarany", curiosamente, não se fez ouvir na estréia da ópera, em 1870, tendo sido escrita por ocasião da Exposição Industrial de Milão, em 1871.
Se em Carlos Gomes tivemos o primeiro autor nacional cuja fama cruzou o Atlântico, em Heitor Villa-Lobos (1887-1959) vemos o mais executado, gravado e reconhecido compositor brasileiro de todos os tempos.
Villa-Lobos compôs em quase todos os gêneros: concertos, óperas, sinfonias, música de câmera, canções, obras sacras. A parte mais difundida de sua produção são as nove "Bachianas Brasileiras", peças escritas na década de 30 que buscaram sintetizar a essência do que ele via como o caráter "nacional" de nossa música.
Além dos criadores do Brasil, o volume é complementado por dois relevantes autores latino-americanos. Do argentino Alberto Ginastera (1916-1983), a Royal toca as "Variações Concertantes opus 23", enquanto, do mexicano José Pablo Moncayo (1912-1958), a peça escolhida é "Huapango", cuja orquestração evoca o universo das bandas de "mariachi".

Texto Anterior: Documentário: Justiça
Próximo Texto: Crítica: Novas soluções das velhas idéias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.