São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cotidiano é cenário de `Cadernos Negros'

da Redação

O trabalho, a casa, os conflitos pessoais e sociais e a questão racial são alguns dos cenários sobre os quais estão escritos os poemas de ``Cadernos Negros - Volume 19'', coletânea anual que reúne obras de 24 autores brasileiros negros.
A obra completa 20 anos em agosto. Em ``Cadernos Negros'' são publicados poemas, nas edições ímpares, e, nas edições de número par, contos selecionados de escritores que, geralmente, nunca publicaram um trabalho.
O processo de seleção e edição dos trabalhos é coordenado pelo Quilombhoje, grupo de escritores de São Paulo que existe há 16 anos.
As inscrições começam em março.
``Orientamos as pessoas interessadas a mandarem seus textos sob pseudônimo e, então, julgamos os trabalhos como ruim, regular, bom ou ótimo. Se o texto recebe ruim ou regular, devolvemos o trabalho ao autor e pedimos que o modifique'', explica Esmeralda Ribeiro, uma das coordenadoras.
A produção do livro é uma espécie de oficina literária em que os participantes têm seus trabalhos analisados e pagam R$ 75 para ajudar na finalização do livro.
De acordo com Ribeiro, cada participante ganha dez livros.
Para o volume 19 dos ``Cadernos Negros'' foram recebidos textos de 30 autores, que se se inscreveram com até dez laudas de poemas.
``Para quem não é um escritor profissional, essa é uma forma de avaliar o que as pessoas vão achar do seu trabalho'', diz Ribeiro.
Com base nos textos dos ``Cadernos'' foram editadas coletâneas com temática negra na Alemanha e nos EUA. (DENISE MOTA)

Livro: Cadernos Negros - Volume 19: Poemas Afro-Brasileiros Editoras: Quilombhoje e Anita (tel. 011/289-1331) Preço: R$ 15 Onde encontrar: Quilombhoje - Literatura: Caixa Postal 7767 - agência central - CEP 01064-970; tel. 011/808-1439

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã