São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

O Retorno da Maldade
SBT, 14h15.
(Mother's Boys). EUA, 1993, 95 min. Direção: Yves Simoneau. Com Jamie Lee Curtis, Peter Gallagher. Após largar marido e filhos, mulher volta ao lar. E, se não for por bem, ela está disposta a passar sobre uns tantos cadáveres para chegar a seus desígnios.

Edward Mãos de Tesoura
Globo, 15h50.
(Edward Scissorhands). EUA, 1990, 107 min. Direção: Tim Burton. Com Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Vincent Price. Edward é a criatura cujo criador morre deixando-o incompleto, isto é, suas mãos assemelham-se a tesouras. Ele é adotado por uma dona-de-casa, mas nem tudo serão rosas. Tim Burton faz uma linda fábula, mas também uma violenta crítica à sociedade cosmética (das aparências). De passagem, um filme sobre a incompletude dos seres (representada por Edward).


Alvo Duplo 2
Bandeirantes, 22h.
(A Better Tomorrow 2). Hong Kong, 1987, 110 min. Direção: John Woo. Com Chow Yun Fat, Leslie Cheung. Após cumprir pena, criminoso decide unir-se ao irmão, policial, a fim de combater gangue perigosa. Como sempre em John Woo, a verdade tem duas faces antagônicas e equivalentes. Desse princípio, tira mais um filme precioso, ainda uma vez ajudado por dois dos seus atores favoritos.

Berlim Jerusalém
Cultura, 22h30.
(Berlim Jerusalem). Israel/França, 1989, 89 min. Direção: Amos Gitai. Com Liza Kreuzer. A trajetória da poeta Else Lasker-Schüler, da Alemanha à Palestina, na época da Segunda Guerra, onde se estabeleciam cooperativas agrícolas judaicas de inspiração socialista. Só pelo assunto tão importante quanto pouco explorado no cinema (a pré-história de Israel), já merece atenção. Gitai é um dos maiores cineastas contemporâneos.

Sem Limite para Vingar
Record, 22h30.
(Ricochet). EUA, 1991, 104 min. Direção: Russel Mulcahy. Com Denzel Washington, Lindsay Wagner, John Lithgow. Denzel é um tira novato que consegue prender o notório psicopata Lithgow. Problema: prender é fácil, enfrentar a fúria do homem, depois que ele escapa, é outra conversa. Policial bem vulgar, a que Denzel Washington (no caso bem mais que Lithgow) confere certa dignidade. E ainda há Lindsay Wagner.

Intercine
Globo, 1h50.
Nesta quinta, exibe-se o filme escolhido pelos telespectadores entre o suspense "Inocente Ameaça" (1992, de Sam Pillaburry, com Donna Mills, William Devane) ou a comédia "Uma Equipe Nada Especial" (1992, de Tommy Lee Wallace, com Joe Mantegna, Natalya Negoda).

O Caso Roswell
Globo, 3h50.
(Roswell: The U.F.O. Cover-up). EUA, 1994, 92 min. Direção: Jeremy Paul Kagan. Com Kyle MacLachlan. Em 1947, um oficial de inteligência norte-americano investiga destroços que encontrou em Roswell e que acredita pertencerem a um disco voador. O Pentágono trata de acabar com a vida dele. Em busca de reabilitação, 30 anos depois, o oficial reabre o caso. Não o fará por acaso.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Cinema novo perdido no ano 2000
É frequente ouvir que os planos dos balões que sobem em "O Viajante" (Canal Brasil, 21h) são piegas, ou bregas, ou até os piores do mundo. Ok. O que esses críticos severos teriam então a dizer daquele sujeito que entra em cena batendo asas, no "Teorema" de Pasolini, por exemplo?
Mas serão os balões que tornam o filme de Paulo Cesar Saraceni alvo de críticas ferozes? Ou é ele estar fora do que se espera de um filme brasileiro hoje: uma coisa acadêmica e bajulatória do público (do suposto público, seria o caso de dizer), ou uma interpretação do Brasil e da brasilidade.
"O Viajante" é, na verdade, um filme do cinema novo perdido no ano 2000. Não professa a paixão pelo sucesso, profissão ou indústria. Só pelo cinema. É incômodo, claro. (IA)

SHOW

Liminha apresenta trechos de especiais no Multishow
O canal exibe, às 21h30, apresentações de Cássia Eller, Lobão e Jorge Benjor, entre outras, registradas em especiais transmitidos pelo Multishow, como "Tributo a Tim Maia" e "Casa do Samba". O programa é apresentado pelo produtor Liminha.

DOCUMENTÁRIO

Bombeiros são astros do National Geographic
O filme "Blow-Out" (20h) mostra o cotidiano de equipes especializadas em apagar incêndios em poços de óleo. Os personagens apresentados convivem com um trabalho que pode levá-los a enfrentar temperaturas de 1.600 graus centígrados.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Um novo ímpeto
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Luciana Gimenez é a popozuda sem popozão!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.