São Paulo, sexta-feira, 15 de março de 2002

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MÍDIA

Novas revistas chegam às bancas

Publicações apostam em cena alternativa

BRUNO SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Música, cultura e comportamento. Ainda há espaço para revistas impressas que abracem esse filão? Novas revistas chegam às bancas para tentar provar que há público disposto a folhear páginas de informações sobre esses assuntos em português. Na fila, ainda estão mais três projetos.
"Play" e "Frente" guardam parentescos com a extinta "General", que circulou durante os anos 90. Já na sua segunda edição, a "Play" aposta na tecnologia como o grande diferencial.
"Videogame não é mais apenas coisa de criança e homens; a eletrônica está inserida no cotidiano de todas as pessoas", diz o editor Alexandre Matias.
O segundo número da revista traz como matéria principal uma reportagem sobre o uso da tecnologia nos "reality shows".
Prevista para chegar às bancas no dia 18, a "Frente" pode ser chamada de "CMJ brasileira" (referência à revista norte-americana sobre música alternativa).
Voltada exclusivamente para a música, "Frente" trará um CD com músicas de bandas nacionais, como Thee Butcher's Orchestra. No primeiro número, a matéria principal é um panorama sobre oito artistas que "fazem o pop prosperar", segundo um dos editores, Emerson Gasperin. A mesma equipe é a responsável pela reformulação da "DJ World", revista que existe há quatro anos e é dedicada à música eletrônica. No capa, está o DJ Marky.
Para os editores, o surgimento dessas publicações respondem a uma demanda do mercado. A percepção segue, em alguns momentos, fatores subjetivos. "Em qualquer lista de discussão na internet é possível perceber que o público alternativo quer essas revistas", completa Matias.
Já para Gasperin, o sucesso no Brasil da banda escocesa Belle & Sebastian, por exemplo, é um dos maiores indicadores do potencial do mercado. Último editor da extinta "Showbizz", ele diz que não faltaram pesquisas para avaliar esse potencial.
Enquanto essas publicações chegam às bancas, três outros projetos continuam no forno. O mais esperado é a versão brasileira da "Rolling Stone", que é anunciada há, no mínimo, cinco anos.
Sites bem-sucedidos se preparam para ganhar versão impressa. Prometido para o primeiro semestre, a "Zero" tem a mesma equipe do site Scream & Yell (www.screamyell.hpg.ig.com.br), dedicado à música alternativa e cultura pop.
Para o ano que vem, ainda está prevista a chegada da versão impressa do site Fiberonline (www.fiberonline.com.br), sobre música eletrônica.



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