São Paulo, sexta-feira, 15 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Filme de Wes Anderson merece ser visto duas vezes

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

É preciso ver "Os Excêntricos Tenenbaums" duas vezes para poder realmente apreciar tudo o que o filme tem de bom. Não porque seja complicado. Pelo contrário: é de uma simplicidade quase esquemática. É como o quadro que merece contemplação em vez de uma espiadinha.
E essa é só mais uma das qualidades dessa obra caleidoscópica e cheia de detalhes inteligentes. A família Tenenbaum é formada pela arqueóloga Etheline (Anjelica Huston), o negociante Royal (Gene Hackman), e os três filhos, Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson), que foram prodígios na infância, mas antes dos 30 estão frustrados e neuróticos.
Os pais se separaram e não se falam há seis anos, e, rodeando a mãe, está o contador Henry Sherman (Danny Glover). Royal, falido, é então expulso do hotel de luxo onde está morando e resolve voltar para a casa da família e conquistar o perdão de todos.
Como atalho emocional, tempera sua história com uma doença fictícia e terminal. "Quero que essa família me ame", diz Royal para o mordomo da casa, o indiano sempre vestido de rosa-bebê Pagoda (Kumar Pallana), também informante dele. Os três filhos também voltam para casa, cada um por seu próprio motivo.
Wes Anderson, diretor e co-roteirista, conseguiu fazer pelo menos três dos seus atores principais desempenharem os melhores papéis de suas vidas. O mais óbvio é Hackman, que nunca esteve tão sedutor e divertido quanto na pele do cafajeste que transforma em poesia as sacanagens que apronta com sua própria família.
Então vem Anjelica Huston, que já provara ter nascido para representar uma matriarca-modelo de uma família não-funcional porém calorosa em "A Família Adams". Por fim Gwyneth Paltrow, brilhante como Margot, a filha adotiva. Ela adota uma antiatuação: nunca sorri, não tem expressão, jamais troca de casaco.
O espaço acabou e nem deu tempo de falar da trilha...


Os Excêntricos Tenenbaums
The Royal Tenenbaums     
Direção: Wes Anderson
Produção: EUA, 2001
Com: Gene Hackman, Anjelica Huston, Ben Stiller, Gwyneth Paltrow
Quando: a partir de hoje nos cines Belas Artes, Interlagos e circuito


Texto Anterior: Para Hackman, fazer comédia é mais difícil
Próximo Texto: "Dia de Treinamento": Washington encarna vilão em novo filme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.