São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Record assusta Globo, que torce pelo SBT

João Miguel Jr./TV Globo
SOTAQUE Nicola Siri posa com Carolina Ferraz em gravação de "Belíssima"; o italiano entra no capítulo de hoje como Cyro Laurenza, dono da agência Splendore, que desiste de competir com Carolina

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A nova novela da Record roubou alguns telespectadores de "Belíssima": os principais executivos da Globo assistiram atentamente a "Cidadão Brasileiro" anteontem. Ao final, suspiraram aliviados, porque acharam a produção nada excepcional.
Gente do primeiro time da Globo reagiu a "Cidadão Brasileiro" com desdém. Para alguns, a novela é chata e não tem a menor chance contra "Belíssima" (da qual só tirou uns três pontos). Para outros, a Record foi incoerente ao sacrificar o "Jornal da Record" _exibido só depois da novela.
Essas reações mostram que a Record assusta a Globo, sim, pelo menos a longo prazo.
A Globo está preocupada com a Record como nunca esteve com o SBT. As perguntas que ecoam pela Globo atualmente são: até onde o projeto da Record é sério? A Record resistiria a uma novela que fracassasse? Vai ser tão profissional na relação com anunciante e telespectador como a Globo é?
A Record já causa desconforto à Globo não pela audiência e pelo faturamento, mas porque copia parte de sua programação e vem "roubando" seus profissionais. E tem uma fonte de financiamento "desleal": cerca de R$ 240 milhões por ano saem da Igreja Universal.
A Globo, quem diria, torce agora para o SBT reagir. O problema é que, no SBT, só consegue enxergar um departamento comercial cada vez mais fraco. E a Telesena e o Baú já não são mais os mesmos.

OUTRO CANAL

Ringtone Virou objeto de desejo na cúpula da Globo uma campainha de celular com a vinheta do plantão de jornalismo _aquela que interrompe a programação para noticiar tragédias, morte de papa, guerras. O ringtone, no entanto, é pirata. E a Globo avisa que não vai licenciá-lo, para não vulgarizar seu produto.

Espeto 1 A Globo voltou a divulgar para a imprensa audiências prévias de suas produções. Em janeiro, a rede suspendeu a divulgação desses números depois que a Record anunciou ter batido o "Jornal Nacional" numa prévia, que acabou não sendo confirmada pelo Ibope. Na época, a Globo disse que prévias são "irreais".

Espeto 2 Um dos argumentos da Globo para "desmoralizar" os 15 pontos do primeiro capítulo de "Cidadão Brasileiro" é que a novela foi ao ar (e deve ser assim até hoje) sem intervalos. Mas "Bang Bang", na segunda, "surfou" durante 40 minutos sem comerciais.

Interrogação Novo diretor de teledramaturgia do SBT, Herval Rossano mandou anteontem parar as gravações de "Cristal" por tempo indeterminado. Vai trocar vários profissionais da equipe técnica, principalmente os diretores de gravações.

Belíssima Ao sortear um carro em promoção de "Cidadão Brasileiro", Ana Hickmann disse três vezes que a carta vinha da cidade Anópolis. Pois Anópolis realmente existe. Fica na Grécia.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Pelada da "Playboy" tem duas periquitas!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.