São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado vai ser tema de série da Rede Globo

DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo mês, Glória Perez ("América", "O Clone") viaja com uma equipe da Globo ao Acre. A história do Estado, onde a autora nasceu, será narrada por ela na próxima minissérie da emissora, com estréia prevista para janeiro de 2007.
O título provisório, conta Perez, é "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes". A sinopse, em fase final, será entregue à cúpula da Globo após a "expedição" ao Acre.
De acordo com a autora, a série narrará "a conquista do Acre, que é a história de como não perdemos a floresta amazônica já naquele final do século 19". "É uma história tão importante quanto desconhecida no Brasil."
Serão três os heróis da série. O primeiro é Luis Galvez. Financiado pelo governo do Amazonas, ele tirou o Acre do domínio boliviano em 1899, declarou a independência e foi escolhido como seu primeiro presidente.
Em 1900, a Bolívia recuperou o Acre. Na seqüência, surge o segundo herói a ser apresentado pela minissérie da Globo, Plácido de Castro, que declarou o território como brasileiro em 1903. Dessa revolução, participou o avô da autora, amigo de Castro.
Por fim, Perez narra a saga do famoso Chico Mendes. Líder do movimento sindical de seringueiros, ele lutou contra o desmatamento e foi assassinado em 1988.
A autora conta com apoio dos governos do Acre e do Amazonas, onde também serão gravadas algumas cenas. A direção será de Marcos Schechtman, parceiro de Perez na novela "América".
De acordo com a escritora, a sinopse prevê vários atores, "mas é preciso adequá-la à atual realidade da Globo, que não tem elenco de sobra". Os três heróis serão nomes conhecidos da TV. "Mas estamos buscando gente no teatro e no cinema para outros papéis", diz.
(LAURA MATTOS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Sergio Camargo era fã da luz dos quadros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.