São Paulo, terça, 15 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A volta dos mortos-vivos

PAULO CAVALCANTI
especial para a Folha

No ano passado a notícia parecia uma elaborada piada: Pat Boone, 63, considerado o artista mais careta de todos os tempos, estaria gravando um CD com clássicos do heavy metal. Não é brincadeira: o disco existe e se chama "In a Metal Mood - No More Mr. Nice Guy".
A idéia de Boone é mostrar que heavy metal pode ser ouvido por qualquer um, contanto que a roupagem seja a adequada. Assim, as músicas foram despidas do volume das guitarras e ganharam arranjos de big band, algumas com direito a mudança no andamento.
O CD abre com "You've Got Another Thing Comin' ", do Judas Priest, num arranjo festeiro. "Smoke on the Water", do Deep Purple, e "Panama", do Van Halen, receberam levada latina convenientemente kitsch.
Em "No More Mr. Nice Guy", original de Alice Cooper, o veterano crooner aproveita para gozar sua imagem conservadora. A letra fala de um sujeito que era considerado um exemplo para a sociedade e começa a ser desprezado por todos. A interpretação respinga de tanto cinismo e cara-de-pau.
Nas faixas românticas, ele convence mais. "Love Hurts", que todo mundo conhece na versão metal brega do Nazareth, é na verdade contemporânea de Boone, gravada no começo dos 60 por Roy Orbison e Everly Brothers.
Quem conhece Jimi Hendrix sabe que o guitarrista admirava cantores ditos cafonas, como Engelbert Humperdinck e Scott Walker. Hendrix iria se sentir honrado ao ouvir a versão de Boone para "The Wind Cries Mary", balada originalmente lançada em 1967 pelo guitarrista.
Não poderia faltar "Stairway to Heaven", do Led Zepellin, no disco de Boone, que reinventou o antigo hino dos bichos-grilos. Na voz do cantor, a música virou uma elegante valsa jazzy à la Burt Bacharach. Agora sim ela ficou audível.
"Crazy Train", de Ozzy Osbourne, "Enter Sandman", do Metallica, "Paradise City", dos Guns'n'Roses, "It's a Long Way to the Top", do AC/DC, e "Holy Diver", de Ronnie James Dio, também ganharam tratamento sofisticado e arranjo elaborado. Esta última tem a participação do próprio Dio nos backing vocals.
Ultimamente, Boone tem aparecido em programas de TV com falsas tatuagens e roupas de metaleiro para divulgar o disco.
Tirando toda a armação mercadológica, "In a Metal Mood" já entra para a história do pop devido à seu aspecto esdrúxulo.

Disco: In a Metal Mood - No More Mr. Nice Guy
Artista: Pat Boone
Lançamento: Hip-o/Universal (importado)
Onde encontrar: Nuvem Nove (tel. 011/820-7051)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã