São Paulo, sábado, 15 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

"Laranja" vai processar produtor acusado de fraude no Rio

free-lance para a Folha

A ex-bilheteira de teatro Lindomar Pereira Ferreira, 31, que afirmou ter sido usada como "laranja" pelo produtor cultural Carlos Alberto Beline em três projetos teatrais suspeitos de utilização fraudulenta de recursos, vai processar o produtor.
No caso, que envolve verbas de R$ 450 mil Ufirs (R$ 478 mil) em incentivos fiscais, Ferreira teria sido usada para que o produtor, conhecido como Beto Bellini, não ficasse diretamente vinculado.
Segundo Paola Sparano, advogada de Ferreira, ela recebia as parcelas das verbas de patrocínio emitidos para a produtora Streva Gordo na RioArte -órgão que incentiva a produção de cultura no município- e repassava para Bellini, que aguardava na rua. "Queremos a quebra de sigilo bancário pois precisamos saber para onde foram os cheques."
Em 21 de março, a atriz Patrícia Gordo e a diretora Christina Streva, donas da Streva Gordo, pediram a instauração de inquérito policial para apurar a falsificação de documentos e o uso indevido do nome de sua empresa por Bellini na captação de recursos.
As duas acusam Bellini de ter falsificado a assinatura de Patrícia Gordo "em mais de 300 documentos", inclusive na procuração em que Gordo autorizaria Ferreira a retirar as parcelas do patrocínio na RioArte.
A ex-bilheteira não quis confirmar ontem as declarações que tinha dado na véspera de que os cheques emitidos pela RioArte para a Streva Gordo teriam sido depositados em uma conta-poupança aberta por Érica Barbosa Silva, mulher de Bellini.
O processo foi enviado para a Delegacia de Defraudações para instauração de inquérito. A polícia tem 30 dias para examinar os documentos e enviar o caso novamente para o Ministério Público.
A Folha tentou durante dois dias falar por telefone com BetoBellini, mas ele não foi localizado. (RODRIGO HINRICHSEN)


Texto Anterior: Walter Salles: Filmando a carta de Pero Vaz de Caminha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.