São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Convidado faz livro só para ir ao programa

DA REPORTAGEM LOCAL

Gabriel Perissé, 40, pode ter sido o convidado que menos falou na noite de reestréia do "Programa do Jô". Mas em compensação, protagonizou uma história das mais curiosas nos bastidores do programa.
Professor de literatura com dois livros lançados e etimólogo nas horas vagas, Perissé recebeu um telefonema da produção do programa uma semana antes da reestréia.
"Queriam que eu fosse falar a respeito de etimologia, que estuda a origem das palavras. Tinham lido artigos meus na internet", conta o professor.
Ele desligou o telefone feliz com o convite, mas se lamentando: "Pena que eu nunca tenha publicado um livro sobre etimologia".
Um instante depois veio a idéia. O professor ligou para a editora Mandruvá, que publicou uma de suas obras sobre literatura, e despejou: "Me chamaram para o Jô. Tenho vários artigos e 185 verbetes pesquisados. Falta organizar. Dá para fazer o livro em uma semana?".
Os funcionários trabalharam na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa, mas deu. Na terça-feira, dia 2 de abril, lá estava ele no programa com seu "Palavras e Origens", 95 páginas e 14 reais, debaixo do braço.
A edição, à venda na Livraria Cultura e outras redes, saiu com mil exemplares. "Até quinta passada, já tínhamos vendido 354 exemplares", comemora Perissé, criador do livro-relâmpago. (IF)


Texto Anterior: "Não falo mais que os entrevistados", diz Jô Soares
Próximo Texto: Download: O ano da volta de divindades eletrônicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.