São Paulo, terça-feira, 15 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Olho do Mal
SBT, 14h45.

(Beastmaster 3 - The Eye of Braxus). EUA, 1995, 90 min. Direção: Gabrielle Beaumont. Com Marc Singer, Tony Todd, Sandra Hess. Aventura passada em um tempo qualquer, em que um guerreiro qualquer enfrenta bruxo qualquer que convoca deuses sinistros para enfrentar um rei do bem. Em poucas palavras, um filme qualquer.
Double Dragon
Globo, 15h25.

(Double Dragon). EUA, 1994, 98 min. Direção: James Yukich. Com Robert Patrick, Mark Dacascos, Scott Wolf. No ano de 2007, após terrível terremoto, Los Angeles vive em pleno caos, com gangues rivais tentando tomar conta do pedaço etc. etc.

Luta Sangrenta
Bandeirantes, 22h.

(Bloodfight). Hong Kong, 1989, 100 min. Direção: Shuji Goto. Com Bolo Yeung, Yasuaki Kurata. Aquela história de sempre, ou quase sempre: depois de ver seu pupilo massacrado no ringue, ex-campeão de luta livre volta a treinar a fim de desafiar o atual e vilanesco campeão. Inédito.

Intercine
Globo, 1h10.

Será exibido hoje um dos dois escolhidos pela audiência:"Mr. Jones" (1993, de Mike Figgis, com Richard Gere, Lena Olin) e "O Grande Dragão Branco 2" (1995, de Alan Mehrez, com Daniel Bernhardt, Pat Morita).

Sem Chance de Cura
Globo, 3h20.

(Jericho Fever). EUA, 1993. Direção: Sandor Stern. Com Stephanie Zimbalist, Perry King, Branscombe Richmond. Contaminados por uma perigosa bactéria, altamente contagiosa e capaz de matar, um grupo de terroristas consegue entrar ilegalmente nos EUA. Quando a polícia de fronteira descobre, convoca um conhecido infectologista para ajudar seus homens na captura do grupo e evitar que a doença se espalhe.
DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

O escrúpulo em "Carrie" e "Ricardo 3º"

Al Pacino fez bela estréia na direção com "Ricardo 3º - Um Ensaio" (Fox, 14h).
O que existe ali não é uma adaptação do texto de Shakespeare, mas a exposição da dificuldade de chegar a compor um Ricardo 3º fora da Inglaterra e em outra época.
Trata-se, portanto, de um filme em que a primeira palavra evocada é escrúpulo, essa coisa tão pouco em uso no cinema recente.
A mesma palavra vem à mente com "Carrie, a Estranha" (Telecine Action, 0h), de Brian de Palma. Aqui estamos no registro do fantástico, quase terror, com as humilhações que sofre a jovem Carrie.
Há outra palavra a unir os filmes: crueldade. Num caso, a de um rei demente, no outro, a de colegiais. Mas a intensidade não é tão diferente. (INÁCIO ARAUJO)

ENTREVISTA

Marília Gabriela conversa com Júlio Lancellotti no GNT
O padre está no "Marília Gabriela Entrevista" (GNT, 21h30). Lancellotti é coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente da Pastoral do Menor e da Casa Vida, responsável por atender a crianças portadoras de HIV. Ele fala sobre experiências com situações de violência, comenta realizações na área da educação e critica o que chama de espetacularização do crime nos meios de comunicação. O programa faz parte da preparação para o "Movimento GNT: Paz nas Cidades".

TECNOLOGIA

Futuro inova entre fugitivos, maiôs e memória
O programa de hoje da série "Mundo de Amanhã" (National Geographic, 22h) traz reportagens sobre três promessas de melhoria para o futuro. Na primeira está a pesquisa de um maiô cujo tecido imita a pele do tubarão, aumentando a velocidade do nadador em 3%. Depois é apresentado o trabalho de Brian Clarkson, criador de um auxiliar de memória capaz de enviar lembretes no instante em que se esquece de algo. Por fim, o programa apresenta a mais moderna tecnologia de busca de fugitivos da polícia.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.