São Paulo, domingo, 15 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MIS abre exposição sobre a Folha na terça

Mostra reúne fotos, charges e infográficos dos últimos 90 anos, além de obras de arte publicadas na Ilustríssima

"É a oportunidade de mostrar às pessoas toda a evolução do design gráfico e da fotografia", diz Andrea Matarazzo

DE SÃO PAULO

O MIS (Museu da Imagem e do Som) inaugura na próxima terça-feira a exposição "90 em Folha - Imagens do Brasil Moderno", um panorama histórico do jornal -e do país- nos últimos 90 anos.
A nova mostra é mais abrangente que a exposição "Imagens de Fato - 80 anos de Folha", realizada pelo Masp em 2001 e formada por 315 fotos editadas no jornal.
"Optamos por não limitar a exposição apenas ao arquivo fotográfico", explica Fábio Marra, editor de Arte da Folha, para que "o visitante possa viajar pelos últimos 90 anos de história em diferentes formas de narrativas".
"Além das fotos, o visitante poderá acompanhar a evolução dos infográficos, das charges, das primeiras páginas, saborear a galeria de arte com obras da Ilustríssima, assistir a vídeos e entender como é o fluxo da notícia dentro do jornal", diz Marra.
A proposta da exposição partiu do secretário estadual da Cultura, Andrea Matarazzo: "O jornal reúne a história de várias coisas que se encaixam perfeitamente no MIS. É a oportunidade de você mostrar às pessoas toda a evolução do design gráfico e da fotografia, tudo contextualizado na história do Brasil".
"Tenho certeza de que será o maior público que o MIS vai receber desde a década de 80", diz Matarazzo: "As pessoas têm curiosidade e com isso podem se transportar no tempo".

HISTÓRIA
A Folha surgiu em 19 de fevereiro de 1921 sob o formato de um diário vespertino voltado às classes médias paulistanas -a "Folha da Noite".
A iniciativa foi ampliada com o lançamento da "Folha da Manhã" em 1925 e da "Folha da Tarde" em 1949. Os três jornais circularam juntos até serem unificados na Folha, em 1960.
A exposição apresenta a trajetória da Folha a partir de quatro áreas cruciais do jornalismo: o humor, a infografia, a ilustração e a fotografia.
No piso térreo, a série "Jornalismo Gráfico" revela toda a evolução visual dos infográficos nos últimos 90 anos.
"Galeria Ilustríssima" expõe as obras feitas com exclusividade para o caderno pelos principais artistas brasileiros contemporâneos.
A mostra "Humor Crítico" reúne uma seleção de charges desde os trabalhos clássicos de Belmonte (1896-1947) até os de Angeli, Laerte, Glauco (1957-2010) e outros.
No piso superior, a série "Imagens da História" apresenta fotos dos eventos sociais e políticos mais importantes do país desde 1921.
A sala "TV Folha" exibe videorreportagens sobre o tsunami no Japão e a guerra na Líbia, além de filmes sobre o processo de produção do jornal. As noventa Primeiras Páginas mais marcantes completam esta exposição.
O coquetel de abertura da exposição será no dia 17, às 19h30. A mostra fica em cartaz na av. Europa, 158, até 14 de agosto. A entrada é grátis.


Texto Anterior: No Sul, Globo grava adaptação de "O Astro"
Próximo Texto: Canecão doa acervo de quatro décadas de história da MPB
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.