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MÚSICA/LANÇAMENTOS
Filmes e eletro-Pop
Trilhas de "Moulin Rouge" e "Memento" fazem o instantâneo da música do começo do século
MARCELO NEGROMONTE
DA REDAÇÃO
Hip hop e David Bowie, Beck
e Fatboy Slim, Ewan McGregor e Nicole Kidman. Essa é uma
pequena amostra do teor pop da
trilha de "Moulin Rouge", filme
de Baz Luhrmann, que estréia no
Brasil no segundo semestre. Outras referências mil passeiam por
todo o álbum, como se o pop fosse
uma cortesã a seduzir o ouvinte.
David Bowie está por todo o disco, como um fantasma, além de
cantar em "Nature Boy" (John Leguizamo o faz no filme, e Massive
Attack, o remix no fim do disco).
E é Bowie que nos levará à trilha
eletrônica de "Memento", filme-sensação deste ano, exibido esta
semana em São Paulo. Voltaremos mais adiante; antes, ao cancã.
O carro-chefe de "Moulin Rouge" é uma versão de "Lady Marmalade", produzida pela senhora
hip hop, Missy Elliott, e interpretada pelas "cachorras" Christina
Aguilera, Mya, Lil" Kim e Pink,
bem adequadas ao cantarem
"voulez-vous coucher avec moi...
ce soir?" com malemolência r&b.
A música é um sucesso nos EUA
-o clipe é exibido à exaustão-,
mas prefira a interpretação dos
pervertidos Lords of Acid.
Mais hip hop, ainda no quesito
produção, na tranchã versão de
Beck para a iconoclasta "Diamond Dogs", de Bowie. O produtor Timbaland é o homem responsável pelo baixo peso-pesado.
Beck, Bowie e Timbaland são a
ménage à trois que faz de "Moulin
Rouge" uma trilha cara.
Fatboy Slim saca sua música
mais pesada até agora, "Because
You Can", que, apesar de exagerar no trocadilho "everybody can
can", joga as pernas das dançarinas para bem alto com tecno do
começo deste século.
A ex-Tom Cruise, Nicole Kidman, não faz feio como cantora,
soa exatamente como uma atriz
que canta. E, em "Sparkling Diamonds" evoca de "Material Girl"
(Madonna) a "Diamonds Are a
Girl's Best Friend", um primor de
sensualidade.
Uma tal de Valeria anima o cabaré com o sucesso dos anos 80
"Rythm of the Night", agora com
sabor de salsa. OK. Mas Bono, Gavin Friday e Maurice Seezer revivem o glam rock com a versão de
"Children of Revolution", de
Marc Bolan, um clássico que, pasme, parece feito para Bono.
Como um musical, o filme traz
canções em que o macho declara
seu amor à fêmea ("Your Song",
por McGregor, que praticamente
coveriza o autor, Elton John), que,
por sua vez, deseja ser salva pelo
macho ("One Day I'll Fly Away",
por Kidman). E a produção, com
algumas firulas eletrônicas, deixa
tudo amarrado.
Em "Elephant Medley", com
McGregor e Kidman, uma extravagância pop: de Beatles ("All
You Need Is Love") a Phil Collins
("One More Night") e, de novo,
Bowie ("Heroes"). Fica bom.
"Memento"
David Bowie, já chamado de camaleão, figura nas boas trilhas
deste ano, também em "Memento", de Christopher Nolan, thriller
aclamado em Sundance 2001. A
escolhida é "Something in the
Air", do álbum "Hours" (1999),
belamente triste, voz angustiada,
a Polaroid que não se revela.
Apesar de 11 das 20 faixas serem
incidentais (compostas por David
Julian, já parceiro de Nolan), há
boas e-musics, todas soturnas, exceto "Snapshot", uma porrada de
Roni Size, outrora utilizada pelo
DJ Marky em seu set.
A versão extendida de "Threefingers", do Radiohead, e o perturbado remix dos alemães do
Funkstörung para "All Is Full of
Love", de Björk, deixam "Memento" mais sinistro ainda.
E o DJ Paul Oakenfold, irreconhecível, faz "Amnesia" para o filme. No fim das contas, é um belo
disco para esses dias de apagão.
Moulin Rouge
Com: David Bowie, Beck, Bono, Ewan
McGregor, Nicole Kidman
Lançamento: Interscope (importado)
Memento
Com: Roni Size, Radiohead, Björk, Moby,
David Bowie
Lançamento: Thrive/Warner
(importado)
Onde encomendar: Indie (tel. 0/xx/11/
3816-1220), London Calling (0/xx/11/
223-5300), Bizarre (0/xx/11/220-7933)
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