São Paulo, Terça-feira, 15 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

CINEMA
Os diretores se unem para participar do projeto "Venice in Project"
Babenco e Dorhelm filmam documentário em Veneza

Divulgação
O diretor Hector Babenco, que participa como co-diretor e como ator em filme de Robert Dorhelm


do enviado a Veneza


Cinema e artes plásticas se encontraram novamente em Veneza neste ano. O projeto "Venice in Project", um filme documentário e ficcional, está sendo dirigido pelo veterano diretor austríaco Robert Dorhelm e conta com a colaboração dupla de Hector Babenco, como ator e co-diretor.
O diretor argentino radicado no Brasil, no entanto, fez questão de enfatizar que seu trabalho tem sido unicamente braçal. "Obedeço as ordens dele", disse Babenco à Folha.
"Venice in Project" é um filme que pretende discutir os caminhos e perspectivas da arte neste final de milênio. O enredo é o seguinte: em um confessionário criado pelo arquiteto canadense Frank O. Gehry (Guggenheim Bilbao), um padre (Dennis Hopper) recebe confissões de pessoas do mundo das artes e ficcionais sobre a arte contemporânea, com a condição de que só serão reveladas daqui a cem anos.
O elenco conta ainda com a participação de Lauren Bacall (que interpreta uma condessa dona do "palazzo" onde se realizam as confissões), Hector Babenco (um diretor de cinema que chega para a recepção de abertura da sessão de confissões) e Anna Galliena, entre outros.
Babenco será ainda co-diretor informal do filme, pois dirigirá as confissões (cenas interiores) do filme, enquanto que Dorhelm cuidará de toda a parte ficcional. "Ele teve que dividir a equipe em duas para assim terminar as filmagens em três semanas. O orçamento é curto e ele precisaria de seis semanas para terminar o trabalho sozinho. Por isso dividimos a equipe em duas, mas eu estou dirigindo sob as ordens dele, como um amigo", disse Babenco.
As cenas internas estão sendo filmadas no palazzo Volpi, do século 18, um dos mais luxuosos da cidade, cedido como locação pelo conde Giovanni Volpi. As filmagens estão previstas para acabar na primeira semana de julho.
(CELSO FIORAVANTE)


Texto Anterior: "Medéia" tem leitura hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.