São Paulo, quarta, 15 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Obra do escritor mineiro Frederico Morais tem lançamento hoje, às 19h, na galeria Nara Roesler, em SP
Livro compila 801 definições sobre arte

CAMILA VIEGAS
da Reportagem Local

"Amo a regra que corrige a emoção", declara o pintor cubista Georges Braque. Seu colega de movimento, Juan Gris, diz "amo a emoção que corrige a regra". É nesse jogo de definições que o crítico de arte Frederico Morais se inspirou para escrever o livro "Arte É o Que Eu e Você Chamamos Arte - 801 Definições sobre Arte e o Sistema de Arte". "Quero mostrar a relatividade dos conceitos de arte, já que os dogmas não conseguem abranger o caráter híbrido das artes", diz o autor, que estará no lançamento programado para hoje, às 19h, na galeria Nara Roesler. Na obra, as definições estão agrupadas em temas como estética (belo, beleza), a obra (forma, cor, espaço, tempo), os meios de expressão (pintura, grafite, escultura), arte e filosofia, arte e consciência do mundo, e crítica de arte. "Há também uma pequena história da arte nos capítulos que tratam dos conceitos em seus diferentes períodos", diz. "O livro não é tão aberto para ser um catálogo de citações, mas também não é fechado, já que o leitor pode fazer diferentes roteiros dentro dele", explica Morais. As frases foram escolhidas em um arquivo de 2.000 definições.
Livro: Arte É o Que Eu e Você Chamamos Arte
Autor: Frederico Morais
Editora: Record Quanto: R$ 24 (322 págs.) Lançamento: hoje, às 19h Onde: galeria Nara Roesler (av. Europa, 655, Jardim Europa, SP, tel. 011/853-2123)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.