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MÚSICA/LANÇAMENTO
Coleção reedita 80 discos, 15 deles inéditos em CD
EMI retrocede em reedições raras, mas malcuidadas
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma coleção de 80 CDs de
música brasileira leva adiante o projeto de reconstituição do
catálogo da EMI. "Tesouros da
Música" traz isca atrativa extra: a
gravadora recomenda que os CDs
sejam vendidos por R$ 16; já há
lojas vendendo por R$ 12.
Trata-se de reposição de catálogo, mais que de reedição. Dos 80
títulos, apenas 15 são totalmente
inéditos em CD. Incluem raridades do abolerado Anisio Silva, da
dor-de-cotovelo de piano de Dick
Farney, do jazz-MPB de Cesar Camargo Mariano, do rigor tenso de
Taiguara, da esquina mineira de
Lô Borges (leia lista abaixo).
No mais, voltam ao catálogo
CDs num arco diversionista que
parte de Angela Maria e Adoniran
Barbosa e chega a Fernanda
Abreu e Art Popular -pela metade do preço original.
Um dos trunfos da coleção é dar
abrigo à reedição de álbuns originais do universo da música dita
brega, com títulos reservados a
Agnaldo Timóteo, Fernando
Mendes (recém-regravado por
Caetano Veloso), Benito di Paula
e Paulo Sérgio.
Mas é nesse mesmo setor da
música popular que começam os
problemas da "Tesouros da Música" -quando a esmola é demais,
o santo sempre desconfia. Artistas como Paulo Diniz, Luiz Ayrão,
José Augusto e o próprio Fernando Mendes têm coletâneas antigas
relançadas, e não títulos originais.
O mercado fonográfico saiu há
não muito tempo do círculo vicioso de inventar infindáveis coletâneas mequetrefes de seus artistas
de catálogo. É difícil entender, então, que na hora de reeditar títulos
que já existiam a EMI opte por coletâneas antigas quase tão maltratadas quantos as de poucos anos
atrás.
Isso se repete em outros setores.
A coletânea de Dalva de Oliveira,
lançada originalmente nos anos
70, se justifica pela raridade de títulos da artista de modo geral. O
mesmo não se pode dizer das coletâneas de Waldir Azevedo, de
Tim Maia e do rock setentista viajandão Sá, Rodrix & Guarabyra.
De Tim, a EMI só possui o álbum "Reencontro" (79) em catálogo. Nunca o relança, mas usa
suas faixas em coletâneas como
essa "Velho Camarada", cujas faixas raras (de Hyldon, Fábio, Rosana e The Fevers cantando com
Tim) poderiam entrar como faixas-bônus de algum lançamento
menos chutado.
Retrocessos se dão também na
qualidade tipo xerox colorido das
capas reproduzidas e nas informações insuficientes de datas e fichas técnicas. Por que preço baixo
tem de ser sempre sinônimo de
baixa qualidade?
Raros de volta
Bem, mas a qualidade se guarda
então, como sempre, no conteúdo
de bom número dos 80 discos relançados. Voltam, por exemplo,
pelo menos alguns dos clássicos
sempre deixados de lado de Paulinho da Viola e Clara Nunes.
Do primeiro, há os dois volumes soberanos de "Memórias"
(76) e "Zumbido" (79). De Clara,
destacam-se "Claridade" (75) e
"Canto das Três Raças" (76), a um
tempo de altos teores artísticos e
grande efeito comercial nos 70.
Clementina de Jesus tem menos
sorte: reedita-se, de novo, o disco
de duetos de 79; o melhor de sua
obra permanece no limbo.
Ainda mais raros são a fossa ao
vivo de Maysa, a bossa instrumental do Milton Banana Trio, os
encontros de vozes rigorosas de
Dick Farney & Claudette Soares,
Angela Maria & Cauby Peixoto,
as baladas quase cafonas de Altemar Dutra, Cartola na janela com
Dona Zica, o virtuosismo em rock
progressivo instrumental do Som
Imaginário, dois discos de Simone em início de carreira.
Capítulo à parte é a volta do disco de 71 de Antonio Adolfo e A
Brazuca, um esquisitíssimo tratado da face mais hippie do rock, da
black music e da MPB do início
dos anos 70.
E o catálogo inacreditável da
EMI segue adiante, explorado e
inexplorado, maltratado e bem
tratado. O Brasil parece adorar
suas contradições.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)
Tesouros da Música ![](http://www.uol.com.br/fsp/images/ep.gif)
Artista: vários (80 títulos)
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 16, em média, cada título;
preço sugerido pela gravadora
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