São Paulo, sábado, 15 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Filme de gangues projeta futuro sem valores de NY

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Os filmes de Nova York têm uma cara parecida. "Fuga de Nova York" é dois anos posterior a "Os Selvagens da Noite" (TCM, 0h; 12 anos), mas o ambiente é bem parecido.
Também aqui estamos no futuro. A cidade não é uma prisão infecta, mas é infecta, dominada por gangues tão violentas quanto irracionais. Alguns são mais irracionais ainda, como o líder que mata um outro bem quando está sendo preparada uma união de todas as gangues, e a culpa cai sobre os Warriors.
O fascinante estilismo de Walter Hill serve para mostrar como se projetava o futuro de Nova York naquele instante. O abandono corresponde a uma perda completa de valores. A força bruta é o que se impõe.
Talvez a série de filmes sobre a cidade naquele momento tenha levado as autoridades a tomar certas providências e a impor uma nova ordem. Que ordem? A do dinheiro, claro.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: José Simão: Socuerro! Espirrei no elevador!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.