São Paulo, sábado, 15 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orquestra quer consolidação

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

A exibição conjunta com o Balé da Cidade de São Paulo é um dos trunfos da Orquestra Sinfônica de Santos, constituída oficialmente há apenas três anos, para tentar se consolidar como uma das principais do Estado.
Neste semestre, além do espetáculo com o balé, a orquestra foi responsável pela abertura do Festival Internacional Música Nova, que acontece em São Paulo, Santos e Ribeirão Preto.
Organizado desde 1962 pelo compositor santista Gilberto Mendes, o festival é apontado como uma das mais importantes mostras de música erudita contemporânea do mundo.
"Acho que é uma das três melhores orquestras do interior de São Paulo, ao lado das sinfônicas de Campinas e Ribeirão Preto", afirma Gilberto Mendes.
Para ele, o traço que destaca a Sinfônica de Santos das outras é o ecletismo do repertório. "Além de executar o repertório clássico, ela é aberta à música contemporânea", afirmou.
Criada por lei municipal em 1994, a orquestra de 41 músicos realizou seu primeiro concerto em julho do ano seguinte.
Atualmente, prepara pelo menos um novo programa por mês e desenvolve outros dois projetos: Ensaio Aberto, encontros didáticos cujo público-alvo são estudantes da rede escolar municipal, e Viajando com a Música Sinfônica, roteiro de apresentações pelo litoral e interior de São Paulo.
"Acho que a gente conseguiu em três anos, um período muito curto na vida de uma orquestra, o que em muitos lugares não se consegue em dez", afirma o maestro Luiz Gustavo Petri.
A expansão das atividades da orquestra e a ampliação do quadro de músicos dependem agora de auxílio do setor privado, segundo o secretário de Cultura de Santos, José Gondim, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês.
"Queremos dar total prioridade à orquestra e, para isso, estamos estudando as possibilidades de patrocínio", diz.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.