São Paulo, sábado, 15 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camerata Fukuda celebra seus dez anos

especial para a Folha

A Camerata Fukuda apresenta, amanhã, o último de uma série de concertos que marcam seus dez anos de existência profissional.
Atualmente com 22 integrantes, cuja faixa etária varia entre os 18 e os 25 anos de idade, a orquestra de cordas foi fundada no ano de 1977, com finalidade pedagógica, pelo professor de violino Yoshitame Fukuda.
Mas foi a partir de um concerto no Masp, em 1988, sob a regência de Celso Antunes, que a vida profissional da Camerata começou a deslanchar.

Vivaldi
Em comum com a apresentação de 1988, o concerto de amanhã vai trazer dois dos quatro concertos para violino que formam "As Quatro Estações", de Vivaldi, desta vez com solos de Claudio Micheletti.
Tanto "As Quatro Estações" quanto os concertos para violino de Bach foram gravados nos dois álbuns que a orquestra lançou pelo selo Paulinas/Comep.
"A geração que gravou aqueles discos foi se aperfeiçoar no exterior", explica Celso Antunes, regente paulista radicado na Alemanha que vem trabalhando anualmente com a Camerata, desde a sua fundação.
"Há seis anos, o Etapa é responsável por minha vinda ao Brasil", afirma o regente. "Eles pagam minha viagem em troca de um concerto fechado."
Porém, neste ano, dada a ocasião festiva, o colégio resolveu promover, além do concerto fechado, que acontece hoje, uma récita aberta ao público, com entrada franca.
A cada ano, Antunes também introduz uma peça nova no repertório da Camerata.
Em 98, a obra escolhida foi a "Serenara Op. 22", de Dvorák, que complementa o programa de amanhã, ao lado das "Bachianas Brasileiras Nº 9", de Heitor Villa-Lobos.

Regente-titular
Residindo na cidade de Colônia, Celso Antunes é o regente-titular da Nova Orquestra de Câmera da Renânia, tendo agendados, para a temporada 1998/1999, concertos com importantes grupos europeus, como a Orquestra da Rádio de Bruxelas e a Sinfônica de Bamberg.
"Há uns cinco anos, estamos com aquela que podemos chamar de segunda geração da orquestra, com músicos que tocam em várias orquestras profissionais", explica Antunes.
O "spalla" (líder dos violinos) da Camerata é Davi Graton, que, no ano passado, foi o primeiro colocado no Prêmio Eldorado.
(IFP)


Concerto: Camerata Fukuda (regência de Celso Antunes)
Quando: amanhã, às 19h
Onde: auditório Etapa (r. Nicolau de Sousa Queirós, 330, Vila Mariana)
Quanto: entrada franca




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.