São Paulo, sábado, 15 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO

Países do Mercosul formam comissão

MARCELO PEDROSO
da Folha Vale

O teatro do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e do Chile ganhou anteontem uma comissão provisória única para tentar incrementar as artes cênicas no Mercosul.
A decisão foi divulgada anteontem, em Campos do Jordão (175 km de São Paulo), no encerramento do 1º Encontro de Teatro do Mercosul.
O evento, que começou na última segunda-feira, reuniu cerca de 60 pessoas, entre críticos, atores, diretores e representantes da categoria.
O quarto e último dia serviu para divulgar uma carta de intenções com os resultados do encontro. Apesar de não estar formalmente incluído no Mercosul, o Chile esteve presente como convidado.
A comissão provisória será presidida pelo diretor do DACH (Departamento de Artes e Ciências Humanas), Emílio Fontana, da Secretaria de Estado da Cultura, e terá sede em São Paulo.
Até o início do próximo ano um novo encontro deverá ser promovido, provavelmente na Argentina ou no Chile -países que se candidataram a sediá-lo.
Os representantes do evento também divulgaram a criação de um banco de dados na Internet que servirá como ferramenta para a difusão das atividades dos países participantes.
Parcerias devem ser firmadas para a implantação do intercâmbio teatral por meio de seminários, oficinas, encontros e festivais.
Segundo o presidente da comissão, o encontro superou as expectativas. "Havia um clima no setor com tendência a subestimar o sucesso do encontro. No final, nossas aspirações em comum fizeram com que o evento fosse o início de uma nova visão do teatro na América Latina."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.