UOL


São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edição deste ano traz inovação e reconta história

DA REPORTAGEM LOCAL

É preciso fôlego para acompanhar a programação da 14ª edição do Videobrasil. No total, 340 trabalhos, entre vídeos, instalações e até performances, serão apresentados nos 28 dias do evento. A primeira semana é quando ocorre a maior concentração da programação, já que a grande maioria dos convidados para o festival, e são 130, estarão envolvidos nos painéis de debates e eventos que ocorrem nesse período.
Como sempre, o foco principal está na Mostra Competitiva do Sul, uma opção por apresentar a produção chamada "fora do eixo", com 97 trabalhos. A premiação será anunciada no dia 29.
Uma inovação dessa edição de 20 anos é a criação da seção "Investigações Contemporâneas". "Percebemos que era importante criar um programa dedicado a trabalhos com maior enfoque na pesquisa, nos quais o processo é fundamental", conta Solange Farkas, curadora do festival. No próximo ano, essa seção também será competitiva.
Ainda por conta dos 20 anos do festival, foi criado um "Eixo Histórico", que relê obras apresentadas durante a trajetória do evento, produzidas por personalidades como Marcelo Tas e Letícia Parente.
Na abertura, na próxima segunda, será feito o lançamento de um DVD em homenagem ao poeta Waly Salomão, morto em maio, que participava da organização desta edição do Videobrasil. A programação completa pode ser consultada no site www.videobrasil.org.br/14/. (FCY)


Texto Anterior: Análise: Deslocamento norteia festival
Próximo Texto: Madonna para menores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.