São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Fabrízia Granatieri/Divulgação
UNHAS Isabella Garcia atua no "reality show" "Tira Onda", que estréia em novembro no Multishow; na semana que vem, Murilo Benício (como taxista) e Marcelo Serrado (feirante) gravam a série

Governo veta 'demônio' de manhã na Globo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Um dos desenhos de maior audiência do Cartoon (canal líder da TV paga), "InuYasha" foi considerado pelo Ministério da Justiça como inadequado para antes das 20h na TV Globo, por conter "violência leve" (agressões físicas).
A classificação vale apenas para a Globo. Se for mantida, equivale ao banimento da série na emissora, que só exibe desenhos de manhã. Canais pagos, como o Cartoon, que apresenta "InuYasha" diariamente das 17h05 às 18h, são livres de classificação.
A Globo pode recorrer da classificação. Mas, até ontem, a posição era de não recorrer. Segundo a emissora, não havia previsão de estréia de "InuYasha".
O Ministério da Justiça analisou dez episódios do seriado e considerou todos impróprios para crianças menores de 12 anos.
"InuYasha", da mesma linhagem de "Dragon Ball", é um animê (desenho japonês) com monstros e lutas. No site do Cartoon, o personagem-título é descrito como "um garoto meio homem meio demônio, que busca a 'Jóia das Quatro Almas' para se tornar um demônio completo".
Em 2001, decisão do Ministério da Justiça levou a Globo a descartar a exibição da série japonesa "Power Stone", classificada para as 20h. A emissora recorreu e perdeu. Há dois meses, a Band só conseguiu liberar "Cavaleiros do Zodíaco" para as 17h após comprometer-se com o ministério a cortar cenas de violência.

OUTRO CANAL

Toga 1
A Record conseguiu no Superior Tribunal de Justiça liminar suspendendo decisão judicial que dava ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) direito de resposta na Record. Carlos Lessa (presidente do órgão) se ofendeu com reportagem, de abril, contrária a plano do BNDES de ajuda à mídia.

Toga 2
O banco informa que irá tentar todos os recursos para "garantir o direito constitucional de resposta".

Anti-Bush 1
O ministro das Comunicações da Venezuela, Andrés Izarra, disse em programa de rádio daquele país, na semana passada, que está "em adiantadas negociações" para que o Brasil venha aderir ao projeto da Telesur, canal internacional que pretende se "contrastar às informações transmitidas pela CNN".

Anti-Bush 2
A declaração foi publicada em órgãos oficiais venezuelanos. Mas, segundo o governo brasileiro, é só factóide. Assessores da Presidência e do Ministério das Comunicações dizem que o Brasil desconhece totalmente o assunto.

Mutação
Heitor Martins, que interpretou o personagem Pitbitoca na Globo, foi contratado ontem pela Record, para ser assistente de palco de Tom Cavalcante, que estréia na emissora dia 27. Mas Martins não poderá reviver Pitbitoca. O personagem é da Globo.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Ereções 2004! A influência do pastel no pleito!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.