São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra-prima de Fassbinder volta após 23 anos

EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Na noite de 7 de outubro de 1985, centenas de pessoas fizeram fila na porta do antigo Cinearte, no Conjunto Nacional, em São Paulo, para acompanhar uma sessão especial. Era a apresentação dos dois primeiros episódios de "Berlin Alexanderplatz", série que o diretor Rainer Werner Fassbinder fez para a TV alemã em 1980.
As mais de 15 horas da obra-prima, dividida em 14 episódios, foram exibidas ao longo daquela semana, dentro da 9ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em uma parceria com o Instituto Goethe.
A fila deve se repetir em alguma sala paulistana a partir de 25/10, talvez no próprio Cinearte (hoje Bombril), pela mesma razão. "Berlin Alexanderplatz" será exibida pela Mostra, em nova parceria com o Goethe. Agora, porém, será a versão restaurada da série, em cópias de 35 mm, que estreou no Festival de Berlim de 2007.
Em artigo na Folha em 1985, o diretor da Mostra e então crítico do jornal, Leon Cakoff, definiu a série como "impressionante, assustadora, comovente, hipnótica, delirante", um "melodrama de sangue e néon" para demonstrar que "o ser humano é o pior dos animais".
Versão para a novela do alemão Alfred Döblin, "Berlin Alexanderplatz" acompanha a trajetória de Franz Biberkopf (Günter Lamprecht), ex-presidiário que tenta levar vida honesta, mas não consegue, na Alemanha falida dos anos 20.

Programação aberta
Além das retrospectivas de Ingmar Bergman e Kiachi Okamoto e de "Berlin Alexanderplatz", a 32ª Mostra terá, como sempre, centenas de longas, entre estrangeiros e brasileiros. Alguns deles, destaques de festivais como Cannes, Veneza e Berlim, aparecem no quadro ao lado. Mas a programação desta edição ainda não está fechada. Mais títulos devem entrar. (LC)



Texto Anterior: Índios abrem e atriz lusa fecha mostra
Próximo Texto: Arrigo Barnabé lança disco com duos para piano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.