São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Audiência da TV volta ao nível pré-apagão

Renato Rocha Miranda/TV Globo
ELE VAI VOAR Rodrigo Santoro e Carolina Oliveira gravam cena do último episódio de "Hoje É Dia de Maria 2", que a Globo exibe hoje; Dom Chico Chicote (Santoro) realiza seu sonho de voar

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O consumo de televisão explodiu neste ano. Em setembro, a média mensal de televisores ligados na Grande São Paulo pela primeira vez foi superior aos níveis pré-"apagão" de 2001, quando as pessoas passaram a ver menos TV, para economizar eletricidade.
A média de televisores ligados em setembro foi de 46,4%, mesmo percentual de setembro de 2000, antes do "apagão". Desde junho de 2001 (mês que começou o racionamento) esse índice não atingia a casa dos 46%.
Em setembro de 2004, quando havia horário eleitoral (que reduz a audiência), o total de TVs ligadas era bem inferior (41,1%). Mas o número de aparelhos ligados vem crescendo desde então. Em agosto, chegou a 44,8%.
O total de TVs ligadas, medido pelo Ibope, não inclui apenas as redes abertas mas também canais pagos e DVD. À exceção da Rede TV!, todas as redes abertas tiveram aumento de audiência. A Globo subiu de 19,9 pontos em setembro de 2004 para 22,7 no mesmo mês deste ano. A Record foi de 3,9 pontos para 4,8.
Para Vânia Ferreira, gerente de pesquisa da Record, o crescimento de TVs ligadas reflete dois fatores: 1) a venda de televisores está super-aquecida (a previsão é de que 2005 atinja 8,8 milhões de aparelhos e bata o recorde histórico de 1996) e 2) as pessoas estão vendo mais programas (principalmente de manhã e à tarde) e ficando mais tempo à frente da TV.

OUTRO CANAL

Peso Osmar Prado acaba de gravar "Hoje É Dia de Maria" e já está escalado para "JK", de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, que estréia em janeiro na Globo. Ele será o político mineiro José Maria Alckmin, que foi amigo e ministro de Juscelino Kubitschek, na segunda fase da minissérie. Na primeira etapa, Alckmin será vivido por Ranieri Gonzales ("Esperança").

Mistério O SBT começa a gravar na semana que vem um novo programa. O projeto é tratado como "sigilo de Estado".

Altar Apesar de já estar em gravação, o "reality show" "Casamento À Moda Antiga", do SBT, só irá ao ar no ano que vem, provavelmente a partir de janeiro, dentro das "comemorações" dos 25 anos da emissora. Silvio Santos restringiu a participação do público (que interfere na formação de casais) ao auditório. Inicialmente, a idéia era que telespectadores votassem por telefone ou internet.

Lançamento Filha de Silvio Santos, Daniela Beyruti estreará na televisão como diretora-geral de programa. Ela comandará o "reality show" "Ídolos", que será quase idêntico ao americano "American Idol". A produção começa na próxima semana.

Do bem Produção da brasileira Mixer, "Doutores da Alegria" (a versão exibida pelo Discovery Channel) é um dos oito pré-indicados ao prêmio Emmy internacional na categoria documentário.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão:Buemba! As vacas estão com urucuvaca!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.