São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Camelôs vendem falso pirata do longa

DE SÃO PAULO
DO RIO

Versões diferentes de "Tropa de Elite 2", que estreou no último dia 8 nos cinemas, estão sendo oferecidas por camelôs em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Nas redondezas das ruas 25 de Março e Santa Ifigênia, polos do comércio popular da região central de São Paulo, o "filme" pode ser encontrado por R$ 5.
Só que, em uma das versões, o DVD está vazio. Outra versão contém, na verdade, músicas interpretadas pelo cantor sertanejo Daniel.
Já no Rio, há três falsas versões piratas de "Tropa de Elite 2" circulando. Em média, o DVD custa R$ 10.
Na mais difundida, o disco traz o trailer do filme, um making of com cenas de treinamento do Bope e um depoimento do ator Pedro Van Held, que interpreta o filho do coronel Nascimento (Wagner Moura), falando contra pirataria.
Os vídeos estão disponíveis no blog do filme: www.tropa2.com.br/blog.
Uma outra versão vendida tem apenas o primeiro filme da série. E a terceira traz um disco vazio, que não roda.
A delegada Valéria de Aragão, titular da Delegacia de Repressão contra Crimes de Propriedade Imaterial do Rio, diz que já apreendeu mais de cem cópias falsas na capital. A maioria são da versão que tem o trailer e o making of. No dia do lançamento, oito pessoas foram detidas com esse tipo de cópia.
Anteontem, os camelôs que vendiam o filme no centro do Rio eram apenas os ambulantes. Os vendedores que possuem banca com aparelho de DVD, no qual é possível testar o disco antes de comprá-lo, já não ofereciam o produto.
"O filme não chegou e acho que não vai chegar, porque a marcação está em cima. Se você achar um, não compre, porque é falso", disse um camelô, que não quis se identificar.
No lançamento de "Tropa de Elite", em 2007, os camelôs ofereciam uma "trilogia" do filme. O "Tropa de Elite 2" vendido era o documentário "Notícias de uma Guerra Particular". O "Tropa 3" trazia operações do Bope.


Texto Anterior: Outro lado: Segundo redes, funcionários estão instruídos a pedir a documentação
Próximo Texto: Cinema - Crítica/Drama: Filme usa imagens para emoldurar palavras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.