São Paulo, sábado, 15 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR joselia.aguiar@grupofolha.com.br

A estrela de Frankfurt

Antes de o e-mail existir, editores e agentes liam as primeiras páginas do candidato a best-seller só ao chegar à Feira do Livro de Frankfurt. As obras agora são oferecidas bem antes. Não há mais também um só "livro da feira". A disputa hoje é mais pulverizada. Então o mercado especula menos? Ao contrário. Na edição da feira alemã que termina amanhã, um dos livros que provocaram mais cobiça é uma trilogia sueca que ainda vai ser escrita, e por um estreante. Até o fechamento desta edição, não foram divulgados os valores que "The Andalucian Friend" (o amigo andaluz), de Alexander Soderberg, alcançou.

//Abaixo o Man Booker Prize

Vive dias inglórios o quarentão Man Booker Prize, o mais prestigiado prêmio literário britânico, que anuncia na próxima terça, dia 18, o vencedor deste ano.
Em Frankfurt, um grupo de editores e agentes literários britânicos lançou um novo prêmio, o Literature Prize, que deve estrear já em 2012. Os idealizadores saem em defesa do que chamam de "excelência literária".
Acusam o prêmio mais tradicional de eleger, nos últimos anos, obras mais fáceis para o grande público em detrimento daquelas que, mais artísticas ou complexas, se tornaram menos comerciais.

//Cor de rosa choque

Charlotte Roche, 33, escandalizou os leitores alemães ao lançar "Zonas Úmidas" (aqui saiu pela Objetiva) em 2008. Tanta polêmica só ajudou: a história, vista como pornográfica e criticada por feministas, virou best-seller instantâneo.
De teor parecido, "Schlossbete" (ainda sem previsão no Brasil) é seu novo livro. Encabeça as listas alemãs de mais vendidos desde o lançamento, há pouco mais de um mês. Sorridente, vestida em tons de rosa, a moça zanzou pela Feira de Frankfurt. Despertou simpatia e nenhuma fúria.

//Gibis árabes

"18 Days" é o álbum de HQ sobre a Primavera Árabe que As Seleem, ilustrador, e Ramy Habeeb, roteirista, publicam neste mês. A SD Comics, nova editora aberta no Cairo para valorizar autores locais, anuncia que será o primeiro de vários quadrinhos a serem lançados com o objetivo de pôr fim ao domínio dos heróis dos EUA nas bancas árabes.

Novo selo da Amazon A gigante mundial lança mais um selo editorial: 47North vai publicar fantasia e ficção científica.

Independente ou gigante? Authonomy é o selo digital que a editora HarperCollins lançou para lançar autores inéditos que apostam na autopublicação.

Nuvem Por que piratear um livro se você pode lê-lo baratinho com um clique? É o mote da 24symbols, plataforma para ler e-books. O site cobra pelo acesso à nuvem onde estão as obras.



Texto Anterior: Romance explora o medo da morte aos 27
Próximo Texto: Crítica/Biografia: Sinatra é tema de simpático memorial afetivo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.