São Paulo, quinta, 15 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

O PEQUENO SAMURAI
Bandeirantes, 13h20. (Samurai Kids). Japão, 1993, 95 min. Direção: Nobuhiko Obayashi. Com Tsutomu Yamasaki, Ryo Yoshida, Ayumi Ito. Satoru, garoto de oito anos, encontra um homem de 17cm de altura flutuando em um rio. O homem, por nome Sukunahiko, contará que é um samurai nascido no interior de uma montanha. A mediocridade dos filmes neste horário dá chance a uma zapeada neste filme japonês. É quase um "Remo Williams" versão miniatura.

O PREÇO DO DESAFIO
SBT, 13h50.
(Stand and Deliver). EUA, 1987, 103 min. Direção: Ramon Menendez. Com Edward James Olmos, Lou Diamond Philips, Andy Garcia. Professor mexicano de matemática descobre, chegando aos EUA, para o qual foi convidado para dar aulas, que a classe onde dará suas aulas é problemática. Não apenas a matemática, mas a psicologia terá de ser aplicada pelo docente. James Olmos foi indicado ao Oscar por sua atuação nessa história baseada em fato real

ALTA TENSÃO
Globo, 15h25.
(Bird on a Wire). EUA, 1990, 110 min. Direção: John Badham. Com Mel Gibson, Goldie Hawn. Gibson vive clandestino (por ter testemunhado contra um traficante). Após ser reencontrado por Goldie Hawn, sua advogada, os dois fogem, com o traficante e a polícia em sua cola. Filme mediano, porém leve e despretensioso, que mantém o interesse à tarde.

INTERCINE
Globo, 0h40.
O inédito "O Homem Eletrônico" (EUA, 1989, de Steven Lovy, com Dana Wheeler-Nicholson, Jim Metzler, Lu Leonard) e "Leis da Corrupção" (EUA, 1995, de Geoffrey Sax, com Tom Selleck, Marsha Mason, Elizabeth McGovern) são as alternativas.


POÇÃO DO AMOR
Bandeirantes, 2h05.
(Potion d'Amour). EUA, 1996, 84 min. Direção: Charley Williams. Com Lisa Comshaw, Matt Clementson, Tamara Landry. Dois grupos rivais partem em busca de uma mina no meio do deserto. No caminho, param em uma fonte de água com poderes afrodisíacos. O filme, por sua vez, tem poderes suficientes para dizimar a inteligência do telespectador.

UMA JANELA PARA O CÉU 2
Globo, 2h30.
(The Other Side of the Mountain 2). EUA, 1978, 100 min. Continuação oportunista de "Uma Janela para o Céu", em que uma campeã olímpica em esqui sobre a neve sofre um acidente e fica paraplégica. Aqui, ela tenta encontrar o amor, algo já meio conturbado no primeiro. Beau Bridges cede lugar ao às vezes ótimo Timothy Bottoms (de "Johnny Vai à Guerra"), para montar o casal do filme. O original não é grande coisa. Este é pior.


TV PAGA

Três filmes e dois tabus

free-lance para a Folha

"King Kong" (TNT, 0h10), a refilmagem do clássico de 1933, é um filme a ser reavaliado.
Longe de ser uma obra-prima, ele já trazia, no final dos anos 70, as influências da era tecnológica, com um macaco pretensamente hi-tech, embalado em forte campanha publicitária. O interessante é que a sensualidade nas cenas entre Kong e Jessica Lange são devastadoras só nas entrelinhas.
Claro que o público infantil, na época, não enxergava qualquer menção sexual. Nesse sentido, ambas as versões mascaram com a mesma intensidade a atração recíproca entre bela e fera.
Já "Três Dias de Condor" (TNT, 14h) é um filme de espionagem que opta por outro tabu caro aos EUA além do sexo: a CIA. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.