São Paulo, Segunda-feira, 15 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"HALLOWEEN - A NOITE DO TERROR"

THALES DE MENEZES
da Reportagem Local

Meninada, nada de torcer o nariz e dizer que o filme já não assusta ninguém, que a edição é capenga, que o penteado da Jamie Lee Curtis é ridículo e outras bobagens. Trata-se de "Halloween", o primeiro, o original, o melhor, o pai de tudo que foi feito em terror cinematográfico nos últimos 20 anos.
Para quem ainda não teve contato com a história, um obrigatório resumo do roteiro. Michael Myers era uma criancinha meiga de 6 anos que matou a irmã adolescente a facadas no Dia das Bruxas. Quinze anos depois, ele é um adulto que foge do hospício na mesma data para voltar à sua cidadezinha e matar babás. Jamie Lee Curtis (bem novinha) é aquela que não vai se entregar fácil.
A edição nervosa, de cortes bruscos, é puro estilo de John Carpenter. Sem dúvida, os garotos de "A Bruxa de Blair" aprenderam muito com ele. E o homem ainda está em plena forma. Seu "Vampiros" é um dos grandes filmes desta década.
"Halloween" é muito bacana. Pena que foi tão imitado -de Wes Craven e seu Freddy Krueger a Kevin Williamson e seu "Pânico"- até ficar previsível demais. Mas continua uma obra-prima, peça arqueológica do terror.


Avaliação:    

Vídeo: Halloween - A Noite do Terror
Título original: Halloween
Produção: EUA, 1978
Distribuição: Reserva Especial


Texto Anterior: Vídeo/lançamentos: Luz, câmera...sangue!
Próximo Texto: 'Scanners - Sua Mente Pode Destruir'
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.