São Paulo, terça-feira, 15 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David LaChapelle filma universo dos dançarinos de rua

PEDRO MACIEL GUIMARÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O mundo dos dançarinos de rua dos bairros pobres de Los Angeles, nos EUA, parece estar a léguas de distância do universo glamouroso das estrelas, no qual David LaChapelle se insere há mais de dez anos como um dos fotógrafos mais cobiçados pelas celebridades.
Mas realizar o documentário "Rize" -que deve estrear no Brasil no ano que vem- foi, para ele, inevitável. "Se vocês soubessem quantas pessoas me desaconselharam a fazer esse filme... Mas era simplesmente mais forte do que eu", contou o diretor.
LaChapelle freqüenta há tempos o meio do hip hop americano (ele foi amigo íntimo de Tupac Shakur, morto em 1996), mas a idéia de realizar um filme sobre o assunto só veio em 2002, quando estava dirigindo um videoclipe de Christina Aguillera. Nos bastidores, um grupo de dançarinos, figurantes da cantora, aproveitava as pausas para ensaiar passos de "stripper dance", variação do break que simula posições de striptease.
Os stripper-dancers estão bem presentes em "Rize", mas LaChapelle dedica a maior parte do filme a mostrar a disputa entre dois outros grupos, os clowns e os krumpers. Os primeiros vestem-se de palhaços para animar festas infantis e ensinar às crianças os primeiros passos da break dance. Os segundos, aparentemente mais agressivos, fazem uma dança baseada em simulações de brigas, socos e pontapés.
Apesar de o espetáculo ser o mais importante em "Rize", LaChapelle não se furta a mostrar que a violência, a miséria e os confrontos entre gangues também fazem parte do cotidiano desses jovens.
"Esse filme é sem dúvida a experiência mais importante da minha vida. Sonho em ajudar esses jovens. Aliás, só penso nisso", afirma LaChapelle.


Texto Anterior: Arqueologia do Hip Hop: Para autor, paz tornou estilo aceitável
Próximo Texto: Literatura: Crítica à sociedade chinesa vira best-seller
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.