São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PE abrigará feira de negócios da música

Evento que acontecerá em Recife em fevereiro reunirá profissionais da indústria fonográfica

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Um espaço para a realização de negócios, apresentação de projetos e discussão de tecnologia. Esse é o cerne da Feira Música Brasil, que acontecerá entre 7 e 11 de fevereiro do ano que vem, em Recife.
O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, pelo BNDES e pela Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), e apoio do Sebrae, da Prefeitura de Recife, do governo de Pernambuco e do projeto Porto Musical.
A iniciativa é inspirada no Midem, considerada a maior feira da indústria fonográfica, realizada anualmente na França e que tem como objetivo promover e discutir a música como uma cadeia produtiva.
O evento foi desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), do MinC. Segundo Paula Porta, assessora do ministro Gilberto Gil e coordenadora do Prodec, a realização da feira independe da permanência de Gilberto Gil no ministério. "O evento será um programa regular e se estabelecerá no calendário cultural. Foi pensado como ação permanente."
Para 2007, o Prodec terá orçamento de R$ 13 milhões. A verba total para a realização da feira ainda não foi fechada -depende ainda de captação.
Pelo Prodec, Porta diz que há três pólos "mais economicamente dinâmicos: a música, o audiovisual (games, internet e TV) e festas populares".
"No Brasil, há algumas ações regionais que vêm sendo desenvolvidas. Mas o país precisava de uma feira do tamanho da música dele", diz Carlos de Andrade, presidente da ABMI. "O foco dessa feira é expor a música do Brasil e criar um pólo de interação entre produtores, distribuidores, lojistas e usuários de musica."
A Feira Música Brasil será dividida em quatro módulos. A Feira de Profissionais receberá representantes de gravadoras, empresários, artistas, fabricantes de equipamentos, profissionais ligados a sites de músicas, atacadistas, executivos editoras de música e outras pessoas ligadas à indústria.
Espera-se mil participantes, que deverão fazer inscrição por meio do site www.feiramusi cabrasil.com.br. Este é o módulo dedicado à realização de reuniões e apresentação de projetos que pretendem ter o apoio do BNDES e do Sebrae.
Já a Feira de Produtos Musicais é dedicada à venda de produtos e equipamentos diretamente para o consumidor.
O Porto Musical será o espaço em que acontecerão as conferências sobre música e tecnologia e a realização de cursos.
Os participantes das palestras e conferências devem ser definidos até o final deste mês. Por fim, o quarto módulo será os quatro palcos em que acontecerão shows. Para essas apresentações, os artistas serão escolhidos por meio de inscrição pelo site do evento até o próximo dia 19. Os selecionados serão divulgados em 10/12.


Texto Anterior: Cinema: Cinemateca abriga mostra de filmes de música
Próximo Texto: Estado da atriz Nair Bello piora, mostra boletim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.