São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha destaca museu russo Hermitage

Volume chega às bancas no domingo que vem, dia 22

DA REPORTAGEM LOCAL

Um conjunto de cinco prédios do século 18, em uma das mais lindas cidades do planeta, com um acervo de quase 3 milhões de itens: no próximo domingo, o Museu Hermitage, de São Petersburgo, é o tema do volume 16 da Coleção Folha Grandes Museus do Mundo.
Para quem gosta de cinema, a referência é o filme "Arca Russa", de Aleksandr Sokurov: um plano-sequência único, sem cortes, com 97 minutos de duração, atravessando 35 salas do museu e fazendo um panorama da história da Rússia.
A criação do museu está ligada à fundação de São Petersburgo, em 1703, com a qual o czar Pedro, o Grande, sinalizava sua vontade de modernização ocidentalizante do país.
O impulso principal ao acervo dos monarcas russos, contudo, veio da czarina Catarina 2ª, que ordenou a construção de um "pequeno retiro", adjacente ao Palácio de Inverno, e adquiriu, em 1764, 225 quadros flamengos pertencentes ao mercador berlinense Johann Ernst Gotzkowsky.
As contas mais recentes estimam a coleção do museu em 2.938.638 peças. Dentre elas, o destaque maior pertence à pinacoteca, com uma vasta e diversificada representação da arte europeia, incluindo obras-primas de italianos como Rafael, Ticiano e Caravaggio.
A pintura espanhola abrange de El Greco a Picasso, passando por Velázquez e Goya, enquanto a representação francesa vai do classicismo de Lorrain ao fauvismo de Matisse. Do período barroco, o acervo do Hermitage é tido como um dos maiores e mais variados do planeta, com obras de Rubens e Rembrandt, entre outros.


Texto Anterior: Paris Hilton participa de 5ª temporada
Próximo Texto: Crítica/DVD/"Short Cuts - Cenas da Vida": Filme-mosaico com dramas cotidianos é ponto alto na obra de Robert Altman
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.