São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Felipe Chaimovich assume curadoria do MAM-SP

Crítico ocupa em janeiro posto vago desde 2001

GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O crítico, professor e pesquisador de arte Felipe Chaimovich, 38, foi anunciado como curador do MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) no início da semana. Escolhido pela direção do museu, passará a desempenhar a função a partir de janeiro de 2008.
O cargo oficial de curador não existia formalmente no MAM desde a saída de Ivo Mesquita, em 2001. Chaimovich, entretanto, já fazia parte do conselho consultivo de artes plásticas da instituição (ao lado de Cauê Alves, Eder Chiodetto, Eduardo Salomão e Orandi Momesso) e realizava curadorias avulsas dentro do cronograma do museu.
"De certo modo, é uma função que está sendo criada. Eu não sei se o Ivo [Mesquita] tinha, por exemplo, a responsabilidade de coordenar o setor educativo e a biblioteca, integrando esses setores com a curadoria", afirma Chaimovich.
Além da maior integração entre os três setores, a nova gestão curatorial prevê a implementação de uma política de aquisições mais abrangente, com obras de todos os Estados - e não apenas do eixo Rio-São Paulo. "A idéia é tornar o acervo mais representativo", diz o novo curador.

Projetos
Chaimovich planeja ainda a consolidação de parcerias entre o museu e instituições internacionais, como o Ivam (Instituto Valenciano de Arte Moderno) -que traz parte de seu acervo de fotografia para o MAM no primeiro semestre de 2007. Para 2008, o museu prepara uma exposição sobre imigração japonesa em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.
Ao mesmo tempo em que assume um cargo de relevância, o novo curador deve enfrentar alguns problemas: além da indefinição quanto à ocupação do prédio da Prodam, também no parque Ibirapuera, pelo museu, Chaimovich se depara com a elaboração conceitual da exposição que, em 2008, comemorará os 60 anos da instituição.
"Já sei que uma comissão foi designada para cuidar exclusivamente da mostra dos 60 anos. Em breve devo me juntar ao grupo para as discussões e primeiros preparativos."
Ao longo de sua trajetória, Chaimovich - chileno radicado no Brasil-, curou o "Panorama 2005" e as mostras "Sono da Razão", "Ouro de Artista" (sobre Leonilson), entre outras. Recentemente participou da curadoria tríplice de "MAM na Oca", com Tadeu Chiarelli e Cauê Alves.


Texto Anterior: Niemeyer faz 99 anos com diversos projetos
Próximo Texto: Artes plásticas: Museu Afro lança livros sobre história, arquitetura e pintura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.