São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Filme mostra o cotidiano de iraquianos durante a guerra

ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

O impacto da guerra no dia-a-dia dos iraquianos é o tema do contundente documentário "Na Sombra das Palmeiras", que será exibido hoje, em sessão gratuita, às 20h, na programação do projeto Encontros Sesc Videobrasil, no Sesc Paulista (av. Paulista, 119, tel. 3179-3700).
O diretor australiano Wayne Colle-Janess acompanhou a expectativa e a tensão criadas pela iminente invasão do país por tropas estrangeiras, os primeiros bombardeios e suas conseqüências e a situação de anarquia na qual se encontra o Iraque atualmente.
Janess explica que as filmagens começaram em 2002 e que sua principal motivação para fazer o documentário era "mostrar as pessoas e a sociedade de uma maneira pessoal e humana". "Na mídia ocidental, a única representação do Oriente Médio é a de homens agressivos gritando "Jihad, Jihad'", exagera o diretor. No total, Janess acumulou três meses de idas e vindas ao país, sempre sozinho. "Gostaria de ajudar a construir um melhor entendimento de toda a região do Oriente Médio, das pessoas, costumes e cultura."
O filme foi mostrado em mais de 30 festivais no mundo todo. Aqui, a exibição terá a presença do diretor.


Texto Anterior: Noite: Vegas comemora um ano em festa no clube The Week
Próximo Texto: Crítica/cinema/"Cassino Royale" Na brutal era Jack Bauer, Bond revive
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.