São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL

Caderno "31 artistas + 1 metrópole", que circula amanhã, reúne escritores, artistas plásticos e fotógrafos

Folha apresenta nova geração de artistas

DA REDAÇÃO

A Folha apresenta amanhã ao leitor 31 nomes da nova geração de escritores, artistas plásticos e fotógrafos em atividade em São Paulo. Eles estarão reunidos no caderno especial "31 artistas + 1 metrópole", que virá encartado no jornal. É uma das publicações mais abrangentes a respeito da nova arte realizada na cidade.
O caderno, de 16 páginas, trará 30 trabalhos feitos com exclusividade que têm como tema a vida na metrópole e a relação da cidade com o jornal. A publicação coincide com as comemorações do aniversário dos 450 anos da capital paulista.
A seleção dos artistas foi feita com curadoria dos críticos Lisette Lagnado (artes plásticas), Tadeu Chiarelli (fotografia) e Manuel da Costa Pinto (literatura). O designer Raul Loureiro realizou o projeto gráfico do caderno.
Cada curador selecionou dez nomes em sua área, obedecendo a duas regras: que os artistas tivessem até 35 anos de idade e fossem paulistas ou estivessem vivendo e trabalhando no Estado de São Paulo. A média de idade dos artistas é de 29 anos.
A crítica e curadora Lisette Lagnado, 42, é autora de vários livros de artes, entre eles "Conversações com Iberê Camargo" (Iluminuras) e "Leonilson - São Tantas as Verdades (DBA). A exposição mais recente da qual fez curadoria foi "Modos de Usar" (2003), na galeria Vermelho. Para ela, "o que mais chama a atenção nos trabalhos [de artes plásticas] feitos para o caderno é a simbiose criada entre a metrópole e a importância de um jornal de grande circulação".
Para o crítico e curador Tadeu Chiarelli, os trabalhos fotográficos por ele selecionados "formam uma galeria de imagens da cidade, nos quais a singularidade de São Paulo ressurge a partir de pequenos ruídos colocados em imagens-clichês da metrópole". Chiarelli, 47, foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo e entre suas curadorias recentes está a da exposição "Novecento Sudamericano", apresentada em Milão, Curitiba e São Paulo.
Para Manuel da Costa Pinto, 37, responsável pela seleção dos escritores, "os textos não "tematizam" a cidade diretamente; todos eles, porém, estão atravessados pela experiência da metrópole". Costa Pinto é crítico literário da Folha e autor de "Albert Camus -Um Elogio do Ensaio" (Ateliê Editorial), entre outros.
Raul Loureiro, 38, é um dos principais designers de livros no Brasil, com vários trabalhos premiados. Em 2003, ganhou o prêmio Aluísio Magalhães da Biblioteca Nacional e o Jabuti pelo livro "Farnese de Andrade" (editora Cosac & Naify).

Texto Anterior: Popload: A volta dos Pixies e uma outra coisa mais
Próximo Texto: Televisão: "Não quero brigar com bispo", diz Marlene Mattos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.