São Paulo, Sábado, 16 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO
CANINOS BRANCOS
Bandeirantes, 13h05. (The Call of the Wild). EUA, 1976, 100 min. Direção: Jerry Jameson. Com John Beck, Bernard Fresson. Adaptação do romance de Jack London sobre a corrida do ouro, no fim do século passado, no Alasca, vista a partir dos olhos de um cão. Aventura de primeira.

AVENTURAS EM MARTE
SBT, 13h40. (Chapolin Colorado). México, 1981, 82 min. Direção: Roberto Bolaños. Com Chespirito, Florinda Meza, Ruben Aguirre. Astronautas trapalhões tentam lançar um foguete com destino a Marte. Como fazem tudo errado, só o Chatolin, digo, Chapolin Colorado pode ajudá-los.

MAKTUB: FÚRIA NO DESERTO
SBT, 15h20. (The Law of the Desert). Itália/EUA, 1992, 128 min. Direção: Duccio Tessari. Com Rutger Hauer, Carol Alt, Omar Sharif. Após receber mensagem misteriosa, com a palavra "maktub", pai pega o filho e o leva para o Marrocos. A mãe, de quem ele é separado, trata de organizar uma caravana para encontrar seu rebento.

ROBIN HOOD, O PRÍNCIPE DOS LADRÕES
Globo, 16h30. (Robin Hood: Prince of Thieves). EUA, 1991, 144 min. Direção: Kevin Reynolds. Com Kevin Costner, Morgan Freeman, Mary Elizabeth Mastrantonio. Em relação à versão dos anos 30, aqui a lenda de Robin Hood perde em encanto, sem por isso fixar uma imagem realista do herói. Apenas a introdução (Robin volta das Cruzadas e descobre que o pai foi assassinado) tem algo a acrescentar. E há efeitos desnecessários.

A FÚRIA DO VULCÃO
Record, 20h. (Mount St. Helen). EUA, 1981. Direção: Ernest Printoff. Com David Huffman, Cassie Yates, Ron O'Neal. A emissora não fornece sinopse do filme.

LEÃO BRANCO
Record, 22h. (Lionheart). EUA, 1990, 103 min. Direção: Sheldon Lettich. Com Jean-Claude Van Damme, Harrison Page. Ao saber que seu irmão está gravemente ferido em Los Angeles, Van Damme deserta da Legião Estrangeira francesa. Seu primeiro problema, na verdade, será conseguir desertar. O segundo será auxiliar o irmão.

ARENA DE AÇO
Bandeirantes, 22h. (Ring of Steel). EUA, 1994, 95 min. Direção: David Frost. Com Joe Don Baker, Robert Chapin, Carol Alt. Lutador cai na arena de aço, aquela esparrela habitual em filmes vagabundos, em que os lutadores, por uma razão ou outra, são forçados por gente desqualificada a lutar no ringue por suas vidas.

IRMA VEP
Cultura, 22h30. (Irma Vep). França, 1996, 98 min. Direção: Olivier Assayas. Com Maggie Cheung, Jean-Pierre Leaud, Nathalie Richard. Diretor de cinema francês (Leaud) contrata atriz chinesa (Cheung) para interpretar Irma Vep na refilmagem do clássico "Fantomas", filme mudo de Louis Feuillade. Uma espécie de "A Noite Americana", de Truffaut, em versão moderna, mais misteriosa. Não é para todos os gostos. Mas para fãs de cinema, há surpresa e inovação.

A SECRETÁRIA ASSASSINA
Globo, 23h10. (The Secretary). Canadá, 1994, 94 min. Direção: Andrew Lane. Com Mel Harris, Sheila Kelly. Secretária carreirista faz tudo com eficiência: datilografa, cuida da agenda, faz pagamentos. Também chantageia, mente, trapaceia e, se duvidar, mata. A Globo não está deixando barato.

FRESH
Bandeirantes, 0h. (Fresh). EUA, 1994, 115 min. Direção: Boaz Yakin. Com Sean Nelson, Giancarlo Esposito. Garoto negro de 12 anos faz entregas de drogas para traficantes de Nova York. Ao mesmo tempo, desenvolve seu talento de enxadrista. O encontro entre as duas atividades resulta em um belo filme sobre a dificuldade de sobrevivência para etnias oprimidas.

COP-OUT
CNT/Gazeta, 0h30. (Cop Out). EUA, 1989, 90 min. Direção: Lawrence L. Simione. Com David Buff, Kathryn Luster e Dan Ranger. Detetive é acusado de matar o filho do prefeito. Vai preso e causa indignação da cidade, que acredita ter uma polícia corrupta. O irmão do policial tenta descobrir o verdadeiro assassino, mas não tem moleza. Os policiais da cidade realmente são corruptos, em escala industrial.

OBSESSÃO SEM LIMITES
SBT, 2h10. (Liar's Edge). EUA, 1991, 97 min. Direção: Ron Oliver. Com David Keith, Shannon Tweed, Joseph Bottoms. Adolescente perturbado presencia o assassinato de uma mulher. Agora ouve só: a única pista que o garoto tinha para chegar ao criminoso era uma tatuagem nas nádegas (o traseiro, a bunda). Munido dessa evidência, ele chegará ao criminoso, que é, no mais, seu padrasto. Inédito.


TV PAGA
O rei e seu trono

da Redação

"As Loucuras do Rei George" (Telecine 3, 21h40) é um caso de tradução infeliz de título, já que, como notou Renato Janine Ribeiro, o filme não trata de maluquices, mas da loucura mesmo do rei George 3º, da Inglaterra. No caso, o filme caiu como uma luva, num momento em que, em 1994, a monarquia britânica era abalada por algo que, se não era, parecia insânia (fitas, divórcios, revelações na imprensa marrom).
"As Loucuras" por vezes não deixa de lembrar English Bob, o pistoleiro monarquista de "Os Imperdoáveis", de Clint Eastwood, tão empenhado em postular que um rei é alguém diferente dos outros mortais. No caso aqui, mesmo a loucura é um tanto banal, pois toca o homem, nunca o trono.(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Riquezas não eliminam problemas
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.