São Paulo, Sábado, 16 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Versolato desfila hoje para o jet-set

da Redação

Com sabor de vitória, o estilista Ocimar Versolato desfila hoje às 14h, em Paris, sua segunda coleção de alta-costura. Trata-se de um seleto grupo de 24 estilistas que cria para uma elite fashion/econômica, mulheres sofisticadas que compram vestidos únicos, feitos sob medida em ateliês, com tecidos de alto luxo.
Segundo a mitologia da alta-costura, são 200 essas compradoras, em todo o mundo (já no prêt-à-porter, as roupas são feitas em série e vendidas em butiques). Versolato comemora a venda de 80 peças de sua primeira coleção.
"Lógico que são clientes ricas e levam uma vida de jet-set. Mas são low-profile -se não, nem procurariam minha roupa", definiu o estilista em entrevista à Folha, anteontem, por telefone, de Paris.
Versolato tem motivos para sua tranquilidade. Ele volta a se equilibrar após crise financeira, apoiado pelo grupo brasileiro Pessoa de Queiroz, e seu estilo para a alta-costura foi chamado pela mídia "nouvelle couture", a nova costura. "Todo mundo gostou; a imprensa percebeu minha proposta. Não é "bolo de chantilly", é limpar tudo mesmo", fala o estilista sobre seus vestidos, que custam em média US$ 30 mil.
"Queria criar um novo clima, uma nova ambientação, uma nova raça. Assim, fiz um japonês-africano, uma russa africana, sem nunca cair no étnico. Fiz também uma mistura do rústico com o refinado do Japão." Uma das imagens mais fortes da coleção, segundo ele, são as peças bordadas com centenas de correntinhas de metal sobre o tule transparente.
O desfile abre com uma seção de roupas com plumas, seguido de vestidos de telas com 5 cm de abertura. As cores são branco e colorido; branco com preto; pastel quase cor-de-pele, junto a peças que misturam amarelo ácido com vermelho-fluo, com branco e bege.
O cabelo das modelos é grande, com volume; a maquiagem aparece somente no olho, supernatural. Cada modelo ganha um look diferente, dependendo do rosto.
Outra novidade de Versolato para a alta-costura é a composição da trilha sonora, juntamente com o DJ de tecno Nicolas Baby. "Queria um som novo, para excitar um pouco", diz o estilista, animado com a música eletrônica.
O próximo passo agora é a coleção do prêt-à-porter, que fica pronta em 30 de janeiro, para ser desfilada em Paris por volta de 15 de março e mostrada em show-room antes, no início de fevereiro, na Europa e no Brasil.
Para essa temporada de outono-inverno, Versolato quis mudar de dia, já que nos desfiles de verão, em outubro último, ficou espremido entre Givenchy e Martine Sitbon. "É muito trabalho para a coleção não ser mostrada no horário correto", diz. "Foi só ameaçar me mudar para Nova York (junto à câmara de moda francesa) que consegui uma nova data."
(ERIKA PALOMINO)


Texto Anterior: Televisão - José Simão: Buemba! Não vai ter brejo pra tanta vaca!
Próximo Texto: Outro Canal - Cristina Padiglione: "Carga Pesada" volta em filme neste ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.