São Paulo, Sábado, 16 de Janeiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NELSON WERNECK SODRÉ
Dignidade acima de tudo

CARLOS HEITOR CONY
do Conselho Editorial

Todos os que o conheceram tinham a certeza de que era um dos homens mais íntegros da nossa paisagem intelectual.
Podiam discordar dele, mas sabiam que Nelson Werneck Sodré colocava acima de tudo a dignidade do ser humano, a sua e a dos outros.
Essa dignidade foi o fundamento de sua personalidade, formada inicialmente no exército, onde chegou a general. E, mais tarde, na militância ideológica de nosso tempo, militância que exerceu em altíssimo nível.
Sua obra abrange três segmentos interativados pela sua cultura de fundo humanístico: a literatura, a sociologia e a história. Foi mestre nos três departamentos.
Tornou-se citação obrigatória de todos os pesquisadores que estudam o processo brasileiro como um todo, e não em seus departamentos estanques.
Um texto de Nelson sobre Machado de Assis ou sobre um dos nossos ciclos econômicos se destaca pela abrangência de sua visão. Conhecia o geral e chegava ao particular. Sabia ver a árvore e a floresta.
Um dos líderes mais respeitados da esquerda brasileira, nunca se deixou fascinar pela badalação inconsequente de certa época, nem pelo radicalismo carreirista que marcou a carreira de tantos.
Preso nas primeiras horas do golpe militar de 64, cassado, nunca deixou de ser um ponto de referência do pensamento brasileiro.
Teórico do nacionalismo, jamais se tornou um xenófobo. Recusou cargos e compensações. Viveu austeramente.
Com Oscar Niemeyer, formava a dupla mais respeitável da esquerda brasileira, uma esquerda que ele explicou, procurou ensinar e pela qual sacrificou sua vida e engrandeceu seu ideal.


Texto Anterior: Travolta encarna cantor e ET
Próximo Texto: Artes Plásticas - Evento: Pipas gigantes sobrevoam céu da cidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.