São Paulo, segunda, 16 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

PIRATAS
Bandeirantes, 13h05. (Pirates). (França/Tunísia, 1986, 102 min. Direção: Roman Polanski. Com Walter Matthau, Chris Campion. O capitão Red (Matthau) é um pirata mau, tão mau que acaba abandonado numa jangada por sua própria tripulação. Mas esse não será o fim de sua carreira de perversidades, longe disso. Polanski tenta reviver o capa-e-espada, com essa comédia de pirataria ambientada no século 17. Mas o resultado é um tanto chocho.

HÉRCULES EM BUSCA DO REINO PERDIDO
SBT, 13h30.
(Hercules and the Lost Kingdom). EUA, 1994, 90 min. Direção: Harley Cokeliss. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn. Enquanto tenta localizar a cidade perdida de Tróia, Hércules provoca a ira da deusa Era, que decide dificultar sua missão.

UM TIRA E 1/2
Globo, 15h15.
(Cop & a Half). EUA, 1993, 87 min. Direção: Henry Winkler. Com Burt Reynolds, Norman D. Gold 2º, Ruby Dee. Para testemunhar sobre um crime que presenciou, garoto exige passar um dia inteiro acompanhando as atividades de um detetive (Reynolds). Trato feito. Comédia sem mais. ARMADILHA AMOROSA
CNT/Gazeta, 21h30.
(The Tender Trap). EUA, 1955, 111 min. Direção: Charles Walters. Com Frank Sinatra, Debbie Reynolds. Solteiro, Sinatra mostra insatisfação com sua vida de muitas mulheres. Casado com a doce Debbie, sentirá saudades do passado. Musical assim-assim.

A FORTALEZA
Globo, 21h35.
(Fortress). EUA/Austrália, 1992, 91 min. Direção: Stuart Gordon. Com Christopher Lambert, Loryn Locklin, Lincoln Kirkpatrick. No futuro, casal norte-americano tenta ter um segundo filho, após a morte do primeiro. Problema: as leis da época prescrevem apenas um filho por mulher. Solução: fugir para o México. Segundo problema: o casal é preso. Inédito.

O DESESPERO DE UMA CRIANÇA
Record, 21h50.
(Child in the Night). EUA, 1990, 93 min. Direção: Mike Robe. Com JoBeth Williams, Tom Skerritt. Criança que testemunhou o passado do pai é acometida de amnésia. Precisa recuperá-la a fim de ajudar a polícia a descobrir os criminosos. Estes, no entanto, não dormem de touca. Inédito.

UM BRILHANTE DISFARCE
Bandeirantes, 22h40.
(A Brilliant Disguise). EUA, 1997, 94 min. Direção: Nick Vallelonga. Com Lysette Anthony, Anthony John Denison. Jovem escritor apaixona-se por garota bela e sensual. Não imagina que, por trás dessa deliciosa imagem existe uma mulher esquizofrênica, assassina etc. Melhor fugir. Inédito.

INTERCINE
Globo, 23h45.
Mudança importante, nesta semana: a sessão chama o espectador a escolher entre filmes pesos pesados, não raro clássicos, como maneira de combater os canais concorrentes. Na segunda, os candidatos à exibição são os seguintes: "Rocky, um Lutador" (1976, de John G. Avildsen, com Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young), "Rain Man" (1988, de Barry Levinson, com Dustin Hoffman, Tom Cruise, Valeria Golino) e "Casablanca" (1942, de Michael Curtiz, com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid).

CABARET
Globo, 2h20.
(Cabaret). EUA, 1972, 119 min. Direção: Bob Fosse. Com Liza Minnelli, Michael York, Joel Grey, Helmut Griem. Nos anos 30, o jovem inglês Michael York vai viver em Berlim, onde conhece a bailarina Liza Minnelli. Em torno desse encontro, do cabaré, das amizades e afinidades que se estabelecem, Fosse vai tecendo seu belíssimo musical em torno da ascensão do nazismo e do confronto entre um mundo totalitário e a aspiração à liberdade.

UM AMOR DE MASSAGISTA
Bandeirantes, 2h50.
(Totally Exposed). EUA, 1991, 76 min. Direção: Boots Rakely. Com Tina Bockrath, Kelli Konod. Um belo e competente massagista de madame conquista o coração de várias de suas clientes. Isso, no entanto, não é o bastante para fazê-lo feliz: ele está em busca do grande amor.

TV PAGA
Dorleac, uma atriz a descobrir

da Redação

Enquanto os canais da Globosat não propõem nada de novo e/ou interessante, o Bravo Brasil entra com um minifestival do primeiro Polanski.
O de "A Faca na Água" (22h), por exemplo, estréia do diretor em filme estritamente polonês, isto é, que exala angústia por todos os poros.
Ou o de "Armadilha do Destino" (20h), vulgo "Cul-de-Sac", em que o terror nas relações humanas -que viria a ser uma das marcas do cineasta- já se manifesta com clareza.
Agora, o essencial de "Cul-de-Sac" não é o filme, mas Françoise Dorleac, a irmã de Catherine Deneuve, que seria muito mais do que "a irmã" caso não tivesse morrido prematuramente.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.