São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Divulgação/TV Cultura
Cartola: vida e obra


MEMÓRIA

Palavra cantada

O MIS (Museu da Imagem e do Som) começa a digitalizar, a partir deste mês, parte de seu precioso acervo de depoimentos. São 3.000 entrevistas, em áudio e/ ou vídeo, que já começavam a se perder por causa do desgaste de material, segundo a fotógrafa Graça Seligman, diretora do museu.
 
Com a digitalização, que custará R$ 400 mil, o acesso será facilitado, diz ela. E o conteúdo poderá ser exibido em espaços do próprio MIS e em outras mídias, como a internet.
 
Entre os depoimentos estão os de Chacrinha falando de televisão no Brasil; Wanderléa, de rock paulista nos anos 60; Di Cavalcanti, da Semana de 22; Fiori Giglioti e Rivelino, de futebol; Piolim, de circo; há ainda entrevistas de Cartola, Tom Jobim, Sérgio Buarque de Holanda, Ciccillo Matarazzo, Décio de Almeida Prado, Camargo Guarnieri, Carlos Riechenbach e o maestro Guerra-Peixe.

Independente
Um dos projetos do governo de SP para a TV Cultura é terceirizar boa parte da programação -algo como 75% de tudo o que vai ao ar diariamente. A emissora só produziria os telejornais em seus estúdios. Eles também devem passar por reformulação: no entendimento de especialistas consultados, é inútil fazer uma produção jornalística parecida com a de emissoras comerciais, que sempre têm larga vantagem na concorrência com TVs ligadas a governos.

GATO NO TELHADO
No diagnóstico do governo, a TV Cultura tem funcionários demais.

ESPELHO MEU
Após a aquisição de R$ 684.042 mil em eletrodomésticos, os apartamentos funcionais dos deputados terão banheiros repaginados. A Câmara abriu licitação para comprar vidros, espelhos, boxes e outros itens para a reforma.

ALTEZA
Convidados para o almoço de hoje que o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP) oferece ao príncipe Andrew, na casa de Andrea Matarazzo: David Feffer (Grupo Suzano), Joseph Safra (Safra), Paulo Cunha (Grupo Ultra), Rubens Ometto (Cosan) e Henri Phillipe Reichstul, ex-presidente da Petrobras que agora coordena um fundo para investimentos em etanol.

EM NOME DA ROSA
Jacimar Silva, diretor de marketing e braço direito de Amir Slama há dez anos, deixou a Rosa Chá.

O CORPO DE CRISTO
Seiscentos padres e 300 ministros ajudarão a distribuir as hóstias na missa que o papa Bento 16 presidirá, no dia 11, no Campo de Marte. Apenas 40 pessoas receberão a comunhão das mãos do santo padre.

MULHERES
A exposição que Vera Fischer fará no Solar de Botafogo, no Rio, a partir do dia 8, se chamará "Female". Serão 25 pinturas em que a atriz retrata rostos femininos desconhecidos.

O CHEIRO DO RALO
O salão nobre da Faculdade de Direito da USP está com cheiro de mofo. Ele foi reformado há três anos. A escola acha que o problema surgiu porque o salão é pouco usado.

OS HERÓIS
Depois de ministros e usineiros, surge nova categoria de heróis no governo Lula. Acaba de ser criada, com publicação no "Diário Oficial da União", a medalha de "Mérito Esportivo Militar". A distinção, oferecida pelo Ministério da Defesa, é "destinada a agraciar militares brasileiros que se destaquem em competições desportivas nacionais e internacionais, bem como militares e civis brasileiros e estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar no Brasil".

PARIS-SP
Depois de montar a peça "Pequenos Crimes Conjugais", de Eric-Emmanuel Schmitt, a produtora Lulu Librandi produzirá outro texto francês: "La Musica Deuxieme", de Marguerite Duras.

CINE PORTUGAL
O Senado está querendo incrementar sua programação cultural: recebe, na quarta, os produtores de "Oscar Niemeyer - A Vida É um Sopro", de Fabiano Maciel, para a pré-estréia do filme. Na mesma semana, abre a Mostra Cultural Portuguesa, em parceria com a embaixada, com exposição e exibição de filmes do país.

CURTO-CIRCUITO

A CANTORA MARIANA AYDAR faz pocket show, hoje, na abertura do Fashion Marketing 2007, no shopping Cidade Jardim.
A EXPOSIÇÃO "PASSADO A LIMPO", organizada por Gláucia Amaral, tem inauguração, hoje, no Conjunto Nacional.
JOSÉ ARISTODEMO PINOTTI E DAVID UIP participam de seminário aberto ao público que a FMU organiza, de hoje ao dia 27.
A ESCOLA SÃO PAULO inicia cursos de história do design, com Ethel Leon, e de roteiro de cinema, com André Sant'Anna.
ADRIANO COLANGELO ministra palestra sobre "Leonardo Da Vinci e Seus Mistérios", hoje, no Chakras Espaço Cultural.
O PSICOTERAPEUTA FLÁVIO GIKOVATE fala sobre "Felicidade", hoje, a partir das 19h30, na livraria Fnac de Pinheiros.
SERÁ HOJE a festa de 50 anos da Associação dos Voluntários do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.
O FILME "PROIBIDO PROIBIR", de Jorge Duran, tem sessão de pré-estréia para convidados, hoje, às 21h30, no Espaço Unibanco.
A ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO agenda, para o dia 26, na ESPM, a palestra "Conheça o Ministério Público -Estrutura, Organização e Funções Institucionais", dirigida a servidores, estagiários e universitários.

Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Feira moderna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.