São Paulo, quarta, 16 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Brasil, a TV Globo vai gerar o material a ser exibido no evento
Emissoras de 40 países farão Réveillon de 24h em 1999

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
enviado especial a Cannes

Um consórcio de emissoras de 40 países anunciou, no último domingo, em Cannes, que, no dia 31 de dezembro de 1999, vai transmitir um evento de 24 horas de duração: o ``Millenium Day Broadcast''.
No projeto, organizado pela norte-americana PBS (Public Broadcasting Service), as transmissões começam assim que o primeiro país comemorar a entrada no ano 2000.
À medida em que se festeja a passagem do ano em cada uma das 24 zonas de fuso horário do planeta, o país que gera as imagens muda, e o local de origem das transmissões vai avançando na direção do oeste.
Assim, a EMTV, da Papua-Nova Guiné a a ABC, da Austrália, vão abrir o evento.
Depois, entram as TVs das Filipinas, Japão, Indonésia etc.
Também vão ser transmitidas imagens do ônibus espacial da Nasa, que sobrevoará a Terra.
No Brasil, é a Rede Globo que vai gerar o material a ser exibido quando for meia-noite no horário de Brasília.
Quem falou pelo consórcio de emissoras envolvidas no projeto foi Zvi Dor-Ner, produtor executivo do evento.
Segundo ele, cada participante vai produzir um programa de 30 minutos com uma mensagem de seu país para o mundo.
``Esses programas devem refletir a cultura e a experiência de cada nação, sendo apresentada sempre pelos mais conhecidos artistas e personalidades locais'', afirma Dor-Ner.
Além da Globo, outras emissoras consideradas grandes aderiram ao ``Millenium Day Broadcast'', como a BBC britânica e a TF1 da França.
Algumas produções brasileiras estão apresentando bons resultados em termos de vendas em Cannes, na feira Mip TV 97 -que termina amanhã.
O seriado ``Confissões de Adolescente'' foi vendido para a TV finlandesa.
``Todos os Corações do Mundo'', filme de Murilo Salles sobre a Copa de 1994 nos EUA, deve ser lançado em vídeo no Japão.
Já está acertado o lançamento de ``O Rei do Gado'' (TV Globo) na Rússia e na Indonésia.
A novela foi lançada no exterior durante a feira de TV em Cannes. Com isso, a Divisão Internacional da Globo pretende parar de comercializar ``Giovanna e Enrico'', que é a primeira fase da novela transformada em uma minissérie.
Os monstrinhos Torcicolo e Garganta também estão em Cannes. A produtora dinamarquesa ITE está comercializando o game-show, que teve sua estréia mundial na MTV-Brasil.


O jornalista Francisco Martins da Costa viajou a Cannes a convite da Reed Midem Organisation, Alitalia e Student Travel Bureau

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã