UOL


São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISCO/CRÍTICA

Moleques, Chico e Caetano hoje tocam na mesma banda

DO ENVIADO AO RIO

No princípio, era o hard rock acelerado, mas falando de amor idílico e usando estruturas kitsch de marchinha, ska e latinidades várias. Depois foi o rompimento com "Anna Júlia", no formato de um mini-Carnaval deprimido e pontuado com experimentações meio tropicalistas.
Agora, Los Hermanos querem se reconciliar com os gregos da platéia e com os troianos da crítica. "Ventura" tenta ser o meio-termo entre o ímpeto infanto-juvenil do momento um e a ansiedade juvenil do momento dois.
Aproxima-se de um tom ponderado, nem tanto cá, nem tanto acolá, carregando consigo os benefícios e desvantagens inerentes a tal meio-termo.
"Samba a Dois" (de Marcelo Camelo), provocativa contra Chico Buarque e forrada de fofos teclados experimentais, lembra o momento dois. "Tá Bom" (de Marcelo Camelo), de romantismo meio açucarado, parece mais o momento um.
Em pontos mais ou menos equidistantes entre um e dois, o disco ganha complexidade, riqueza e fraqueza. Acontece no lirismo quase adulto de Rodrigo Amarante em "Último Romance". Acontece nas intervenções críticas/autocríticas de Camelo em "O Vencedor", "Cara Estranho", "De Onde Vem a Calma".
Acontece no desconsolo indisfarçado de Amarante em "Um Par" e na quebra constrangida de regras de Camelo em "A Outra". Na cozinha, os outros dois rapazes emolduram tudo isso evitando excessos de cá e de lá.
Da tensão entre os modos bem diferentes de compor de Camelo e Amarante, surge peculiaridade que já é puro trunfo: cada um deles compõe sempre só, e é da partilha entre suas respectivas canções que resulta o que conhecemos como Los Hermanos.
É como se, guardadas todas as proporções devidas e necessárias, Chico Buarque e Caetano Veloso fossem jovens em 2003 e se portassem não mais como rivais, mas companheiros dentro de uma mesma banda.
Esse é o tempo esquisito em que vivem Los Hermanos: diferenças de visões de mundo e modos de pensar já cabem dentro do espaço limitado de uma pequena banda de rock e MPB.
E rock e MPB já cabem um no outro -ou um ao lado do outro. Acomodando-os, os meninos são rebeldes conformados, ou conformistas rebelados, no fio tenso do meio-termo.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Ventura    
Grupo: Los Hermanos
Lançamento: BMG
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Um diálogo
Próximo Texto: DVD/lançamentos: Dragão Vermelho
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.