UOL


São Paulo, sexta-feira, 16 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

Ministro da Cultura inaugura Bienal do Rio e atrai multidão

Gil pede política que barateie livros

CASSIANO ELEK MACHADO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Não foi de um escritor a presença mais marcante no primeiro dia da Bienal do Livro do Rio, que começou ontem no Riocentro. Gilberto Gil roubou o show. Em visita pelo evento, o ministro da Cultura puxou consigo uma multidão que incluía desde a drag queen Isabelita dos Patins até o vice-ministro de Cultura da Itália, Nicola Bono.
Ouviu um coral de senhoras, que cantaram seu tema "A Paz", interagiu com uma dupla de repentistas, visitou estandes e deu autógrafos até em livros de outros autores. Na abertura oficial do evento, onde dividiu o palco com Cristovam Buarque, ministro da Educação, e com a governadora do Rio, Rosinha Matheus, ele não teve o mesmo realce.
Concentrou-se na manifestação, diante de editores, do interesse em uma "política industrial" que barateie os livros brasileiros.
Não é o único "barateamento" em sua mira. Em entrevista à Folha, ontem, voltou a defender enxugamentos no "Frankenstein" chamado Ministério da Cultura.
Um dia após sua ida ao Congresso, para pedir a quintuplicação de suas verbas, o ministro disse que o fortalecimento do MinC começa em cerca de dois meses com a eliminação de todos os "sombreamentos" do órgão.
O formato deverá ser o de superintendências, não mais institutos, como o Instituto Nacional do Livro e Leitura, que estava sendo tocado pelo poeta Waly Salomão, que teve sua morte recente lembrada na abertura oficial -o ministro disse que o atual presidente da Biblioteca Nacional, Pedro Corrêa do Lago, acumula por ora essas funções.
Sobre outra "centralização", a da política de patrocínios culturais estatais, Gil disse ter sido "um problema de comunicação" da Secom -a Secretaria de Comunicação do Governo. "Se as diretrizes de algumas estatais, especialmente da Eletrobrás, tivessem sido discutidas, provavelmente não haveria isso."


Texto Anterior: Cinema: Morre ator que interpretou Eliot Ness
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.