São Paulo, sábado, 16 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora mudou nome do autor

da Redação

Razões de mercado levaram a editora Objetiva a trocar o nome do autor de "A Maldição do Cigano", escrito por King sob o pseudônimo Richard Bachman. A editora considerou que, nessa reedição de antigos sucessos de Stephen King, seria melhor manter o nome mais vendedor do que ser fiel ao original.
Segundo o diretor-presidente da empresa, Roberto Feith, a editora discutiu a questão com o agente literário do autor, que concordou com a proposta.
Outras referências a Bachman não foram alteradas. O "copyright" original, de 1984, está no nome da "persona" de King. A dedicatória foi mantida: "À minha esposa, Claudia Inez Bachman". Como sabe qualquer "Leitor Fiel", a mulher de King se chama Tabatha.
São detalhes que podem levar dúvidas ao leitor novato e poderiam ser explicados em uma nova edição, se a editora resolver manter a troca do nome do autor.
O livro póstumo de Bachman, porém, foi publicado no ano passada pela Objetiva, mantendo o nome do autor. "Os Justiceiros" foi lançado junto com outro título de Stephen King, "Desespero", fazendo uma dobradinha de suspense e terror. (RL)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.