São Paulo, sexta-feira, 16 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Depois de muitas andanças pelo mundo, a artista plástica Ofra Grinfeder mostra em São Paulo um pouco da África: a exposição "Imagens da Etiópia", na galeria Francine, traz imensos painéis com traços das culturas européia, asiática e africana


Uma relação tão delicada

Nova briga na família Prestes: o Memorial da Coluna Prestes, construído pelo governo do Tocantins para homenagear Luiz Carlos Prestes, vai ser inaugurado contra a vontade da filha mais velha do líder comunista, Anita Leocádia. Ela acha que a obra é um acinte. Diz que o governador Siqueira Campos é "anti-comunista furioso" e que a homenagem seria repudiada pelo pai "com toda a violência".

Anita protesta também contra o fato de que a viúva de Prestes, Maria, mãe dos outros 9 filhos do líder comunista, esteja doando roupas e objetos pessoais do pai ao Estado do Tocantins sem consultá-la.

A outra ala da família invoca que até Oscar Niemeyer, velho amigo do líder, topou fazer o projeto. A obra será inaugurada em 5 de julho.

BOA VISTA
Os antigos controladores do Banco Boavista, que foram à Justiça para impedir que os novos donos, do Interatlântico, vendessem a instituição ao Bradesco, já fizeram chegar aos ouvidos de quem interessa o valor pelo qual aceitam colocar ponto final na briga: R$ 220 milhões.

O Interatlântico examina agora se tudo isso é em bens e títulos ou em "cash" mesmo.

DESFALQUE
Fernanda Tavares deu o primeiro cano do MorumbiFashion. Comprometida com várias marcas, ela avisou que não vem. Arrumou contrato mais interessante fora do país.

Está a maior correria para colocar outra modelo no lugar, mas pelo menos se livraram de uma encrenca: uma das exigências dela era não ficar com Gisele Bündchen na passarela.

DRAMA
Antonio Carlos Magalhães foi dramático anteontem numa conversa com um empresário de Comunicação: "Se a Comissão de Ética não aprovar a cassação do Luiz Estevão, renuncio à presidência do Senado". O empresário acreditou.

BOLA DA VEZ
O senador Luiz Octávio, do Pará, é o próximo cuja cassação será examinada pela Comissão de Ética. Ele obteve R$ 13 milhões do BNDES para a construção de embarcações no Pará. É acusado de ter feito uma.

O LUCRO DA FÉ
O acordo entre a Vasp e os evangélicos, diz a companhia, não passa pela compra de parte significativa da empresa. É mais um entendimento operacional: se a Vasp der descontos generosos, como faz com aposentados, por exemplo, as igrejas evangélicas prometem lotar os aviões da empresa com seus fiéis.

OFICIAL
O Banco do Brasil estuda um pleito do portal iG para a abertura de uma linha de crédito à população que permita a compra de computadores por preços baixos e a prazos longos. O BB, que já tem direito a um site no portal, ofereceria ali seus serviços bancários.

GUARANIS
O Brasil está botando para quebrar no mundo erudito, com dois músicos clássicos na listinha para os prêmios mais importantes do globo. Um é o fagotista Fábio Cury, da Orquestra Sinfônica de São Paulo, que concorre ao International Double Reed Society 2000, espécie de Oscar da categoria.

A outra é a pianista Paula da Matta: seu novo CD, "Chopin: Triunfo em Viena", foi selecionado para o Grand Prix du Disque Chopin, concedido a cada cinco anos aos melhores intérpretes do compositor polonês.

BELLE DE JOUR
Entre os mimos mais vendidos em São Paulo para presentear namorados no dia 12 estava uma singela almofadinha com frase bordada em ponto cruz.

"Antes à tarde do que nunca", pregava o souvenir, exclusividade da decoradora Bya Barros. Vendeu 20 dúzias.

E quem comprou -sinal dos tempos- foram as mulheres.

CURTO-CIRCUITO

Depois dos programas da MTV, "Música do Brasil" será lançado em livro e CD. A festa será na próxima segunda, às 19h, na Fnac.

"A Cela" um monólogo francês de Michel Azama estréia amanhã no teatro Alfa. A protagonista é a atriz Angela Barros.

Os Parlapatões apresentam "Um Chopes, Dois Pastel e uma Porção de Bobagem" a partir de hoje no TBC.

Vânia Bastos se apresenta sábado com a Orquestra Jazz Sinfônica no Memorial da América Latina. O show marca o encerramento das comemorações dos 10 anos da orquestra.

O Brasil participa pela primeira vez do calendário do torneio de golfe da Peugeot. Os jogos serão neste fim-de-semana no São Fernando Golf Club.

O historiador Luiz Felipe de Alencastro lança na próxima segunda "O Trato dos Viventes - Formação do Brasil no Atlântico Sul" na Livraria Cultura da Paulista.

Rosa Schimidt, que cria belas peças em ferro forjado, abre hoje seu ateliê, numa casa original de 1580, na aldeia de Carapicuíba.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA


Texto Anterior: MinC pretende finalizar "Chatô" até novembro
Próximo Texto: Vida Bandida - Voltaire de Souza: O tio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.