São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

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Diálogo entre arte e cidade fez história da Cia

DE SÃO PAULO

A arte do Teatro Oficina começou a usar a cidade como alimento em 1969. Lina Bo Bardi transformou escombros da construção do Minhocão em cenário em "Na Selva das Cidades", conectando Bertolt Brecht e a realidade de São Paulo.
A arquiteta levou o Bexiga de forma definitiva para dentro da cena em 1980, ao conceber o Teatro Oficina como um palco-rua aberto à cidade através de uma parede de vidro.
Em 2008, com "Os Bandidos", de Friedrich Schiller, Silvio Santos entrou em cena como personagem. "Praticamente todas as nossas peças foram um rito antropófago para comer meu adversário", diz Zé Celso.
Através do projeto Bexigão, em que jovens do bairro têm aulas e são incorporados à cena, o grupo amplia o diálogo com seu entorno. Desde 2002, 700 crianças passaram pelo projeto, que é a semente da Universidade Antropófaga -prevista no AnhangaBaú da Feliz Cidade.
"O teatro não pode ficar resumido a uma sala em que as pessoas assistem [à peça] como se estivessem diante de uma tela. Ou a teatrinhos de vanguarda. Tem que ter público de futebol, como na Grécia", diz o diretor do Oficina. (GM)


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