São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO

Obra de Henrique Autran Dourado reúne termos e expressões musicais

Dicionário compila 10 mil verbetes ligados à música

IRINEU FRANCO PERPETUO
DA REPORTAGEM LOCAL

Foram 19 mil horas de trabalho para compilar 10 mil verbetes, condensados em um volume de 382 páginas. Culminando pesquisas iniciadas em 1999, o mineiro Henrique Autran Dourado, 51, coordenador da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira e diretor da Escola Municipal de Música, lança pela editora 34 seu "Dicionário de Termos e Expressões da Música".
A capa, sobre um fundo verde, traz o desenho de uma colcheia, que, de acordo com o dicionário, é, "na notação musical, figura rítmica que corresponde a um oitoavos de uma semibreve, um quarto de uma mínima e metade de uma semínima".
"Meu sonho para o dicionário foi o seguinte: diga uma palavra em música, e ela vai estar aqui", explica o autor. A ambição de abrangência contempla áreas das mais variadas, da música antiga à música eletrônica de pistas de dança, passando por jazz, rock, pop e termos técnicos que abrangem gêneros, instrumentos, formas e conceitos musicais. Os diversos gêneros são tratados em pé de igualdade, sem hierarquizar a música dita "erudita" como mais "importante" do que as diversas manifestações de música popular.

Personagens
E, embora não seja um dicionário biográfico, em alguns verbetes encontram-se citações de nomes representativos de suas respectivas áreas.
Assim, na definição de twist ("música e dança norte-americanas derivadas do rock'n'roll que surgiram no início da segunda metade do século 20") encontramos a menção a Chubby Checker ("um dos grandes nomes da era do twist"), enquanto em sci-fi rock (veja quadro ao lado) é citado David Bowie.
A idéia do dicionário partiu do romancista Autran Dourado, 78 (vencedor do Prêmio Camões de 2000 e autor de "Uma Vida em Segredo" e "Ópera dos Mortos", entre outros), pai de Henrique, que, ao ler o "Glossário Interessantíssimo" de termos musicais com que o filho terminava seu livro anterior, "Pequena Estória da Música" (Irmãos Vitale, 1999), sugeriu que ele elaborasse um pequeno dicionário para leigos.
"Acabei fazendo o livro que eu sempre quis ter", afirma Henrique. Consultando mais de 200 fontes e empregando largamente a internet como fonte de pesquisas, ele tocou grande parte do trabalho sozinho, contando, na reta final, com a colaboração de especialistas como Antonio Ribeiro, Carin Zwilling, Mauro Domenech e Vera Lúcia Costa.

Completo
Embora tal adjetivo esteja extremamente gasto devido a seu uso indiscriminado, não parece exagero qualificar o "Dicionário de Termos e Expressões da Música" como indispensável tanto ao estudante quanto ao professor de música, bem como aos profissionais da área (não apenas musicistas, mas técnicos de gravação, produtores e todos aqueles direta ou indiretamente envolvidos no fazer musical) e ao público leigo interessado.
Afinal, em um só volume, que cabe na mochila, na mesa de trabalho, no porta-luvas do carro e até (em casos como violão e violoncelo) na caixa do instrumento, estão concentrados todos aqueles termos técnicos cujo significado a gente deveria saber, mas não consegue guardar na cabeça (não só em português, mas também nos idiomas mais utilizados na linguagem musical, como italiano, inglês, francês e alemão); e a presença de gírias e jargões específicos acaba dando ao folhear do dicionário um sabor especial e quase borgiano de desvendamento de um mundo cujos seres não são imaginários, mas bem o parecem, como os sugestivos "olifante" e "frevioca".
Dicionário de Termos e


Expressões da Música
    
Autor: Henrique Autran Dourado
Editora: 34 (382 páginas)
Quanto: R$ 49



Texto Anterior: Música 2: Originais do novo disco do U2 desaparecem na França
Próximo Texto: Show: Bêbado, D2 afronta caretice MTV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.