São Paulo, segunda-feira, 16 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br




Band estréia digital com jornal em HDTV

A Band começou no final de semana suas transmissões digitais, em fase experimental, no canal 23 da Grande SP. A emissora está gerando imagens do Pan do Rio em alta definição.
Essas imagens não podem ser captadas pelo público -é necessário ter uma caixa conversora, ainda não disponível no mercado. A Band é a segunda rede a fazer testes de TV digital. A Globo começou em junho. O SBT inicia nesta quarta e a Record, em agosto.
As transmissões digitais abertas da Band (e das demais redes) começam dia 2 de dezembro. A emissora, que está investindo R$ 30 milhões em TV digital neste ano, decidiu que já estreará na TV digital (em dezembro) transmitindo quase todo o seu horário nobre em alta definição (HDTV), a principal vantagem do sistema.
Nessa faixa, a Band exibe três telejornais. Isso quer dizer que a rede provavelmente será a primeira a transmitir jornais em HDTV. A emissora, inicialmente, transmitirá em HDTV apenas as imagens de estúdio dos jornais. As imagens externas captadas pela reportagem serão em resolução standard.
A Globo só definirá sua grade digital em setembro. A princípio, deve estrear a nova tecnologia com a novela das oito, filmes e futebol em HDTV. A Record não deverá ter produção própria em HDTV nos primeiros meses. A Band também terá uma novela em alta definição, "Dance, Dance, Dance".

MENOS CULTURA
A TV Cultura rompeu com sua afiliada em Ribeirão Preto, a Thathi TV. A emissora local, do grupo educacional COC, só exibirá programas da Cultura durante mais três meses. A Cultura disse apenas que o rompimento faz parte do "processo de reavaliação de sua política de rede, que está sendo realizada pela nova gestão".

PORTA DA ESPERANÇA
A Cultura tem recebido alertas de telespectadores de Ribeirão de que a programação da Thathi não combina com uma TV pública. Um dos programas da Thathi, o "Eu Acredito em Você", anuncia em site que seu "objetivo é permutar e/ou vender espaço publicitário de TV em troca de atendimento social", como "doações de próteses, fraldas, alimentos, remédios" e atendimento médico.

FLORESTA
Agora é oficial. A Record assinou contrato com a TV A Crítica de Manaus, que cobre 92% do território do Amazonas. Em agosto, a TV A Crítica trocará a programação do SBT pela da rede do bispo Edir Macedo.

EMPRÉSTIMO
A Record acaba de inaugurar dois novos estúdios no Rio. Ao contrário do que muita gente na Globo insinua, as novas instalações, que custaram R$ 30 milhões, não foram obra do dízimo da Igreja Universal, segundo um alto executivo da Record. A emissora tomou empréstimo de um grande banco nacional, a juros de 1,5% ao mês, para pagar em cinco anos.

INVERNO
Angélica está gravando as edições de setembro do "Estrelas" na região serrana do Rio.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.