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CINEMA/ESTRÉIA
"AS TRÊS MARIAS"
Subestiloso, Abranches não tem inquietação trágica a compartilhar
MARIO SERGIO CONTI
DA SUCURSAL DO RIO
A primeira cena de "As Três
Marias" é estupenda. Numa
rocha altíssima e vazada, com
uma vasta planície ao fundo, uma
mulher e um homem discutem,
sem que se escute o que dizem.
A imponência da paisagem, as
figuras humanas diminutas e o
desconhecimento dos motivos do
antagonismo do casal têm um
mistério que extravasa o impacto
visual. A partir daí, o filme piora,
piora, piora a ponto de não sobrar
quase nada, nem a grandiloquência das imagens.
O enredo do filme é esquelético.
O viúvo Firmino Santos Guerra
(Carlos Vereza) tenta reconquistar Filomena Capadócio (Marieta
Severo), com quem teve um caso
na juventude. Ela não topa. Pelo
bom motivo que, além de não estar apaixonada pelo ex-namorado, é casada e tem cinco filhos.
Santos Guerra manda então que
seus dois filhos matem o marido e
os dois filhos de Filomena.
Seria o caso de indagar por que
os filhos de Santos Guerra acatam
passivamente a ordem, dado o
motivo fútil do pai. Mas a pergunta não tem cabimento porque o
diretor Aluizio Abranches é ferozmente anti-realista e quis fazer
uma parábola de alcance mítico.
Para se vingar, a recém-viúva
manda que suas três filhas contratem sertanejos para dar cabo de
Santos Guerra e seus filhos.
As três moças, as Marias do título, contatam os matadores. Acontecem imprevistos e as filhas
cumprem elas mesmas a ordem
materna.
Qual seria a moral dessa história? Que o matriarcado é tão violento quanto o patriarcado? A miserabilidade do enredo se contrapõe à untuosidade das interpretações e personagens, que parecem
saídos de uma antologia de esquisitices. Um matador não fala com
mulheres e usa cobras para assassinar. Outro está preso e fala por
meio de citações bíblicas. O terceiro é um policial que foi mordido por um cão hidrófobo.
Já as Marias são cocotas perdidas no sertão. Dirigem carros incrementados, vestem minissaias e
andam de salto alto na caatinga.
Impera a gratuidade.
Aluizio Abranches não tem nenhuma inquietação trágica a
compartilhar com a platéia. Ele é
apenas subestiloso. Fez um sub-faroeste à maneira de Robert Rodriguez, que, por sua vez, é um sub-Tarantino.
As Três Marias
Produção: Brasil, 2002
Direção: Aluizio Abranches
Com: Marieta Severo, Julia Lemmertz e Maria Luisa Mendonça
Quando: a partir de hoje nos cines Frei
Caneca Unibanco Arteplex 5, Internacional Guarulhos 15, Market Place
2 e Top Cine 2
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